sexta-feira, 24 de março de 2017

OS TRONOS DO IMPÉRIO


Em madeira com douramento e tecido, esse trono ficava originalmente localizado no Senado do Império (atual faculdade de Direito da UFRJ), no Rio de Janeiro. O trono no Império era símbolo da autoridade do monarca. Diante das câmaras reunidas na Assembléia Geral, o imperador D. Pedro II proferia a Fala do Trono - abrindo e encerrando a sessão legislativa.


Trono que pertenceu a D. Pedro II usado na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro por Sua Santidade, o Papa João Paulo II, em 1980.


Feito em talha dourada com estofo de veludo verde no assento, nos braços e no encosto em medalhão oval guarnecido de estrita moldura. No centro, com uma estrela acima, a sigla P II I. (Pedro II Imperador) está entre duas palmas atadas por um laço; tudo é bordado a fios de prata.

O medalhão é ligado ao bastidor do assento por um suporte de folhas do espaldar e, acima, partindo das mesmas hastes, folhagens de acanto em voluta sustentam sobre o friso, o dragão de Bragança sentado. Os braços do assento são formados pelas asas de duas esfinges que repousam sobre dois pedestais unidos por um travessão, que representam os pés dianteiros do trono.

Com 1,75 m de altura, 1,04 m de comprimento e 0,66 m de largura, o trono pertenceu ao Paço de São Cristóvão e foi incorporado ao acervo do Museu Imperial na década de 1940. 

2 comentários:

  1. Caros, bom dia!
    Quando usamos fotos de terceiros em nossas postagens, o mínimo que se deve fazer é colocar crédito da fonte da imagem, e a foto do trono vermelho é de minha autoria. O mais correto teria sido também pedir autorização para usá-la. Por favor, retifiquem este erro.

    ResponderExcluir