quarta-feira, 18 de março de 2020

A ORIGEM DO BRIGADEIRO

No photo description available.

O brigadeiro é feito de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, e enrolado em granulado. Ingredientes à parte, o doce tem uma origem incomum. Ficou popular na década de 1940, quando o racionamento tornou o leite condensado um substituto comum para sobremesas.

A história afirma que, por volta dessa época, mulheres vendiam a guloseima em comícios em defesa do candidato à presidência e do brigadeiro da Força Aérea, Eduardo Gomes, durante a primeira eleição nacional em que todas as mulheres puderam votar. A criadora seria Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia.

Image may contain: 1 person, glasses, text that says "UDN PARA PRESIDENTE VOTE NO BRIGADEIRO"

Naquela época, foi formada a União Democrática Nacional (UDN), que se opunha ao regime populista de Getúlio Vargas, no final do Estado Novo. O primeiro candidato à presidência do novo partido foi Eduardo Gomes. Antes de sua candidatura, já era famoso no Brasil.

Conhecido como “o Brigadeiro”, ele participou de um movimento liderado por tenentes que defendiam reformas sociais. Em julho de 1922, um grupo liderou uma revolta no Forte de Copacabana, conhecido como O Levante dos 18 do Forte, no Rio de Janeiro. Quase todos foram mortos a tiros na praia, exceto Gomes e Antônio de Siqueira Campos.

Image may contain: 4 people, people smiling, people sitting, table and indoor

Logo, os que apoiavam Dutra, inventaram uma "fake news" sobre o Eduardo Gomes. Disseram que ele tinha levado um tiro nos testículos durante a revolta de 1922, e por isso, brigadeiro não levava ovos na receita.

PAPO DE GUIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário