Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi um político e inventor do Rio Grande do Norte, que assim como o também Brasileiro Santos Dumont, foi um dos pioneiros da aviação no Século XIX e no Início do XX.
Realizou seus estudos primários em Macaíba (RN), e os secundários no Colégio Abílio César Borges, em Salvador (Bahia). Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, e iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.
Motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro em 1881, Severo passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou “Albatroz”. Em 1888 passou a escrever artigos para o jornal “A República”, antimonárquico, do irmão Pedro Velho, e projetou um dirigível que incorporava ideias revolucionárias, o Potyguarania, o qual, porém, nunca chegou a ser construído.
Em outubro de 1892, inventou um aeróstato que deu o nome de “Bartholomeu de Gusmão”, em homenagem ao inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que apresentou em 1709, diante da corte portuguesa, um pequeno balão de ar quente batizado Passarola. Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara para viajar para a França e aí se dedicar à construção de um novo semirrígido, o Pax, inflado a hidrogênio. Ele queria concorrer ao Prêmio Deutsch, que premiaria com 100.000 francos aquele que fizesse um voo comprovadamente dirigido.
Na época o inventor Potiguar era o principal concorrente do também brasileiro Alberto Santos Dumont, a impressa brasileira da época frequentemente coloca nas manchetes “Severo x Dumont” Santos Dumont, era seu genial concorrente patrício: procuravam ambos a solução para o mesmo problema a dirigibilidade área.
Severo chegava a avaliar as invenções de dumont, e se pronunciou na câmara dos deputados do Rio de Janeiro em 1901, que a época queriam ajudar Santos Dumont financeiramente, Severo porém apresentou inúmeras falhas nos projetos aeronáuticos do seu rival brasileiro, e com ousadia afirmou que suas invenções era tecnicamente superiores às de Dumont.
Porém em 1902 seu sonho de ser o principal nome da aviação da época chegou ao fim, No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Saché, o Pax decolou às 5h30, saindo da estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente, atingindo cerca de 400 m. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché morreram na queda.
Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine. A catástrofe do Pax teve um impacto enorme. Natália, sua esposa, que assistiu à queda, não se recuperou e, após retornar ao Brasil, suicidou-se com um tiro no coração em 23 de junho de 1908, aos 30 anos de idade.
A configuração proposta por Severo, de um dirigível semirrígido, foi revolucionária e influenciou o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes. Em 12 maio de 1902, duas ruas em Paris, próximas ao local do acidente, foram nomeadas Rue Severo e Rue Georges Saché, em homenagem aos aeronautas acidentados.
Naquele mesmo ano, o cineasta Georges Méliès dirigiu o curta-metragem La Catastrophe du ballon "Le Pax" sobre o acidente, sendo Severo o primeiro brasileiro a ser protagonista em um filme. Existe desde 1904 uma praça que leva o seu nome, A Praça Augusto Severo está localizada no bairro da Ribeira em Natal.
BRAZIL IMPERIAL
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