sexta-feira, 12 de maio de 2017


... Numa visita ao Rio de Janeiro, François D’Orléans, Príncipe de Joinville e filho caçula do Rei dos Franceses, encantou-se com a adolescente Dona Francisca, então com 14 anos. Mais tarde, numa visita dois anos depois, casou-se com a Princesa.

Ele deixou registrada sua visão sobre o rapaz, esse "rapaz" era Dom Pedro II, segundo ele tinha a altura de sua perna, o futuro Imperador, de fato, tinha apenas 13 anos na época: “calado, observador, educado e de olhar muito triste melancólico”.

... A bela Chica de Bragança e Habsburgo tinha irresistíveis “olhos de corsa”, embora não tenha causado entusiasmos de pronto, apaixonou o futuro esposo, de todas as irmãs era essa a mais bela. A outra irmã, Dona Januária, casou-se com o Conde D’Áquila, irmão da futura Imperatriz Dona Teresa Cristina.

D. Paula, a terceira irmã do imperador, faleceu com 10 anos de idade, provavelmente vítima de meningite.

... A Condessa de Barral foi primeiramente contratada para adaptar a bela, porém tímida, Francisca às elaboradas exigências de etiqueta e sociabilidade da refinada e esnobe corte francesa. A região de Joinville, em Santa Catarina, fazia parte do dote de seu casamento, daí o nome com o qual ficou posteriormente conhecida, o casal principesco passou a ser proprietário dessas terras, todavia, nunca lá estiveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário