sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O QUE FAZ UM IMPERADOR?

 
S.M. o Imperador Dom Pedro II do Brasil

Além de seu papel constitucional (que você pode ver aqui: https://goo.gl/KhYNnF) e outros deveres, um ponto a se destacar é OBRIGAÇÃO do Imperador em visitar o país para verificar como anda a evolução de obras, funcionamento das instituições (escolas, hospitais e demais repartições públicas) e ver o "humor" do povo. Assim, o que vê de errado, logo trata de levar ao conhecimento dos políticos responsáveis (prefeitos, governadores e primeiro-ministro).

Um exemplo disso foi a visita de Dom Pedro II a Bahia, onde S.M. anotou em seu diário...

"6 de outubro [de 1859] - (...) As iluminações das casas que eu vejo daqui estão bonitas, e principalmente a do Forte do Mar que de dia parece um empadão. Está aí o depósito de pólvora, ameaçando a cidade, (...)".  

E, em visita, dias mais tarde, complementou:

"29 de outubro - Saí às 6 1/2 e fui ao forte de São Marcelo ou do Mar. Custou a atracar e quando a ressaca é forte não se pode fazê-lo. O forte é circular, com um fosso interno em parte ocupado por diversas plantas e um quintalzinho e que separa a muralha do corpo central, igualmente circular, e coberto por abóbada que ajunta água, numa cisterna. 

Tem trinta peças e igual número de praças CUJO ALOJAMENTO ASSIM COMO AS OUTRAS ACOMODAÇÕES SÃO MÁS, POR ACANHADAS E MUITO POUCO AREJADAS...   Encontrei a seguinte inscrição sobre o portão interno: 'Vascus? (não pude ler bem) Fernandes Cesar Menesius totius Brasiliae auspicatissimus Prorex hanc arcem fine coronavit anno octavo ab apprehenso claro et a Christo nato 1728' [Vasco Fernandes César Menezes, muito auspicioso Vice-rei de todo o Brasil, coroou esta cidade no oitavo ano de seu governo e no de 1728 do nascimento de Cristo]".  

E tem mais relatos como esse...

PEDRO II, Imperador do Brasil. Viagens pelo Brasil: Bahia, Sergipe, Alagoas, 1859-1860 (2ª ed.). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras e Expressões, 2003. 340 p. il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário