quinta-feira, 23 de julho de 2020

A Paixão da Rainha Vitória pelo neto de Dom Pedro II

Image may contain: 1 person

Durante a viagem da Família Imperial a Itália em 1888, o Príncipe Dom Pedro Augusto causou ótima impressão a Rainha Vitória, que estava hospedada na Vila Palmieri em Florença. Para a Rainha da Inglaterra o Príncipe Brasileiro era o retrato de seu inesquecível marido Alberto. 

“Não desgrudava dele, parecia estar apaixonada, se enterneceu ao ver o jovem príncipe, achando que ele se parecia com seu adorado Albert”

O Príncipe também recebeu elogios do Rei Leopoldo II da Bélgica, que lhe disse que o considerava tão sábio quanto o avô Dom Pedro II. Sua crença de que os jovens europeus tinham que procurar horizontes vastos e virgens para investir suas energias tinha no príncipe moço o modelo ideal. As afinidades eram muitas. 

“Ele encantava o mundo, entretinha, era divertido, bonito e sabia manter uma conversação.”

O sucesso de Dom Pedro Augusto na Corte Europeia preocupava sua tia Princesa Isabel, que temia as ambições do Príncipe de se tornar Imperador do Brasil contrariando a sucessão do Trono. 

Fonte: A intriga: retrospecto de intrincados acontecimentos históricos. De Pedro Tasso de Saxe Coburgo e Bragança. O príncipe maldito: Traição e loucura na família imperial. De Mary Del Priore

Nenhum comentário:

Postar um comentário