sábado, 10 de junho de 2017

Image may contain: one or more people, people standing and outdoor

Image may contain: outdoor

ANTES E DEPOIS. Houve uma época em que toda a comunicação do Estado do Pará com o mundo era feita através de uma única linha.

Um cabo submerso que ligava Belém a Pernambuco e depois com o resto do mundo. O cabo permitia mensagens telegráficas na segunda metade do século XIX, A foto mostrada aqui, refere-se as instalações da empresa que mantinha o serviço em Belém.

A Instalação de tal tecnologia foi contada assim pela imprensa da capital da província em agosto de 1873. O vapor Great Northern, aguardado com ansiedade, aportou no Pará em 31 de agosto de 1873 , conduzindo o cabo submarino que deveria ser ligado ao extremo que havia ficado sobre a bóia, próximo a Barca Farol em Bragança. A inauguração da ligação submarina Pernambuco-Pará ocorreu exatamente às 11 horas do dia 5 de setembro de 1873.

Em seguida, houve troca de telegramas entre os presidentes das Províncias de Pernambuco e do Pará, das Câmaras Municipais de Recife e de Belém, e das Associações Comerciais.

Entre outros telegramas figurou também o da redação do jornal Liberal do Pará (jornal do Partido Liberal) saudando seus pares no estado do nordeste.

No almoço oferecido aos seus convidados por Sir William Thomson e Fleeming Jenkin, da Western Telgraph Company, formalismo inglês, com o primeiro brinde dirigido por Sir William Thomson a Sua Majestade, o Imperador D. Pedro II, seguido do hino nacional, a Sua Majestade, a Rainha Vitória, tendo o hino inglês como fundo.

Hoje , o histórico edifício abriga uma loja de materiais esportivos. O Globo Esporte, Frutuoso Guimarães com Boulevard Castilhes França. Identifique este marco de Belém.

Gostou? Marque os amigos, comente, compartilhe, curta!

Fontes: http://bit.ly/1cyyq6N / University of Wisconsin-Milwaukee Libraries / Arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário