sexta-feira, 13 de abril de 2018

No Brasil, é amplamente considerado que o pai do futebol BR foi Charles Miller, o filho de um empregado de uma empresa ferroviária. Miller, que era nascido no Brasil, foi à Inglaterra para estudar. Lá, se tornou um admirador do futebol e quando retornou ao Brasil, em 1894, trouxe com ele bolas de "football".

Foi assim, que, de acordo com Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista "O Cruzeiro" em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o 1º jogo de futebol no país. Em 14 de abril, em SP, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da São Paulo Gás Company e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou em 4 a 2, com vitória do São Paulo Railway.

No entanto, há registros que afirmam que o esporte já havia sido praticado no país anteriormente. Em 1874, marinheiros estrangeiros disputaram uma partida em praias cariocas. Em 1878, tripulantes do navio "Criméia" enfrentaram-se em uma exibição para a Princesa Imperial Dona Isabel. Em 1886, o Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, impunha regularmente a prática do futebol, por influência dos padres jesuítas.

O pioneirismo de Miller também é contestado pelo Bangu Atlético Clube, que afirma ser o escocês Thomas Donohoe quem introduziu o esporte por aqui. Thomas, que era um técnico da firma inglesa Platt Brothers and Co., tinha sido contratado para ajudar na implantação da fábrica têxtil de Bangu (hoje, Shopping Bangu). Em 1894, teria ido a Inglaterra e de lá trazido uma bola, dando pontapé ao 1º jogo de futebol brasileiro, em maio de 1894, 4 meses antes de Miller.

Já para o historiador Loris Baena Cunha, haveria registros de uma partida entre funcionários ingleses da Amazon Steam Navigation Company Ltd., da Parah Gaz Company e da Western Telegraph, no Pará, em 1890.

Há também outras histórias não comprovadas. É dito que, em 1882, um homem chamado Mr. Hugh teria introduzido o futebol em Jundiaí, entre seus funcionários. Diz-se também que entre 1875 e 1876, no campo do Paissandu Atlético Clube, na cidade do Rio de Janeiro, funcionários de duas companhias teriam jogado uma partida. Contudo, a hipótese a partir de Charles Miller é a mais aceita e difundida no cotidiano brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário