sexta-feira, 14 de abril de 2017

PRÍNCIPE EXILADO DO IRÃ PEDE REVOLUÇÃO MONARQUISTA EM SEU PAÍS




Sua Alteza Imperial, o Príncipe Reza Pahlavi, disse em uma entrevista a ASsociated Press, que o regime que hoje governa o Irã é irreformável e controlado permanentemente por cléricos muçulmanos radicais. 

O Príncipe está realizando cada vez mais entrevistas desde a eleição do Presidente americano, Donald Trump, e já enviou vários comunicados à administração do presidente, alertando de que, pela natureza do regime iraniano, qualquer tentativa de reforma será barrada.

A Revolução que aquele que deveria ser o Xá do Irã propõe tem por objetivos uma monarquia constitucional, com separação dos poderes e Estado laico, assim como o país caminhava durante o reinado de seu pai. 

A Revolução deve ser feita pelo próprio povo iraniano, iniciando-se por uma greve geral, encabeçada pelos sindicatos, do mesmo modo como ocorreu na Polônia comunista. 

Desde 1979, o Regime Iraniano vem suprimindo qualquer informação sobre o período anterior à Revolução que venha a favorecê-lo, numa tentativa de reescrever a história do país (da mesma forma que os comunistas fizeram na Rússia, demonizando o Império dos Czares). 

Por sua vez, os iranianos mais jovem, que não viveram o Irão monárquico, despertaram grande curiosidade por esse período, e hoje perguntam aos seus pais e avós "por que vocês foram às ruas substituir aquele regime por esse".

Lembrando sempre que, nos tempos do último Xá, era permitido que mulheres usassem calça, havia maior liberdade de pensamento e religião. Assim como o governo do Irão não fornecia asilo e auxílio para grupos muçulmanos radicais.

http://royalcentral.co.uk/international/irans-exiled-crown-prince-calls-for-a-monarchist-revolution-in-iran-80319

http://bigstory.ap.org/article/aabda1d7582d49b784c7ec7ee2e96e6e/irans-long-exiled-prince-wants-revolution-age-trump

Nenhum comentário:

Postar um comentário