quarta-feira, 18 de março de 2020

O “Newton Brasileiro”

Image may contain: 1 person, text

Introdutor do Sistema Métrico no Brasil, Cândido Batista de Oliveira foi um engenheiro, diplomata e político brasileiro. Além de Político, também foi matemático e um astrônomo.

Cândido Batista de Oliveira pode ser considerado o mais ferrenho defensor da adoção do “Systema Métrico Francêz” pelo Brasil, tendo dedicado mais de três décadas de sua vida a esta iniciativa. No dia 12 de junho de 1830 foi apresentada no parlamento do Império do Brasil a proposta do jovem deputado gaúcho Cândido Batista de Oliveira para a adoção imediata das unidades métricas do sistema francês no país.

Em 1851 realizou a primeira experiência com o pêndulo de Foucault no Brasil, que comprovava o movimento de rotação da Terra por meio do movimento de precessão do plano de oscilação de um pêndulo. foi uma figura importante da vida intelectual e política do Brasil, no século XIX, foi autor de vários trabalhos de literatura, economia e política, entre eles o Systema Financial.

Foi também sócio de diversas agremiações, entre elas o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, conselheiro de Estado, diretor e presidente do Banco do Brasil de 1859 a 1866, diretor do Jardim Botânico 1850 e senador do Império de 1849 a 1865, pela província do Ceará.

Image may contain: 1 person

BRAZIL IMPERIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário