sábado, 20 de fevereiro de 2016

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, PADROEIRO DO BRASIL

São Pedro de Alcântara, de nome de batismo Juan de Garabito y Vilela de Sanabria

Logo após a Independência, S.M. o Imperador Dom Pedro I entendeu que o Brasil precisava ter um Santo Padroeiro oficialmente autorizado por S.S. o Papa, embora ele, Dom Pedro I, já tivesse feito a Consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em sua vinda de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro.

Assim, solicitou ao Papa que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil, tendo o Papa concordado.

Com o golpe de estado que resultou na proclamação da república, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos Imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a Religião. Porém, seu nome ainda continuou, por muito anos a ser lembrado nos Missais mais tradicionais. E foi num destes Missais, mais tradicionais, que se encontra a Oração a São Pedro de Alcântara, Padroeiro do Brasil, conforme consta no índice do Missal “Adoremus – Manual de Orações e Exercícios Piedosos” – Por Dom Frei Eduardo, O.F.M. – XX Edição Bahia – Tipografia de São Francisco – 1942.

É Padroeiro do Brasil, da Casa Imperial do Brasil, da Diocese de Coria-Cáceres, Estremadura, de Petrópolis e de San Pedro Alcántara.

 São Pedro, Sepulcro do Monastério Franciscano, 
Washington, Estados Unidos.

São Pedro de Alcântara, de nome de batismo Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, nascido em Alcântara no ano de 1499 e falecendo em Arenas de San Pedro em 18 de outubro de 1562, foi um Frade Franciscano espanhol que fez grandes reformas na sua Ordem religiosa, a Ordem dos Capuchinhos, no Reino de Portugal.

Nasceu no seio de uma família Nobre. Estudou direito na Universidade de Salamanca, mas abandonou os estudos e tomou uma vida religiosa em 1515 no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara, onde tomou o nome de frade Pedro de Alcântara. Foi ordenado em 1524, com 25 anos. Viajou até Portugal em 1539 para ajudar o seu parente Martín de Santa Maria Benavides a reformar uma das províncias Franciscanas. De 1542 a 1544, foi guardião e mestre de noviços em Palhais. Com a morte de Martín, em 1546, foi Pedro de Alcântara quem deu seguimento a seu trabalho, sendo, por isso, muito apreciado por S.M. o Rei Dom João III.

Logo estabeleceu-se na Serra da Arrábida e, aí, ajudou a fundar uma série de Mosteiros para os chamados Arrábidos (ou Capuchos, noutras zonas do país), nomeadamente o chamado Convento de Nossa Senhora da Arrábida. Escreveu toda a regra da comunidade lá perto, em Azeitão.

Em 1555, iniciou a reforma da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos mediante as regras "Alcantarinas", hoje conhecidas como de "Estrita Observância". Mais tarde, foram os Arrábidos que foram colocados no Convento de Mafra por S.M. o Rei Dom João V. Acabaram por ser expulsos de Portugal quando da implantação do liberalismo no país, sendo, então, reintegrados na Ordem de São Francisco.

Em 1557, estava no Reino de Portugal que tanto amava.


Era notável pregador e místico, amigo e confessor de Santa Teresa de Jesus a quem terá ajudado, em 1559, na tarefa de reforma da Ordem dos Carmelitas, a par de São João da Cruz. Escreveu o "Tratado da Oração e Meditação" que terá sido lido por São Francisco de Sales.

Foi beatificado em Roma pelo Papa Gregório XV em 18 de Abril, 1622, e canonizado por S.S. o Papa Clemente IX 28 de abril de 1669.

A Festa Litúrgica de São Pedro é comemorado em 18 de outubro, um dia após sua morte. Por ser a festa de São Lucas Evangelista celebrada em 18 de Outubro, o dia da festa de São Pedro foi a princípio atribuído a 19 de outubro, quando em 1670 foi incluído no calendário Católico Romano de Santos. Devido à importância supostamente limitada da festa de São Pedro em todo o mundo, essa foi removida em 1969 do Calendário Geral, deixando-a para ser incluída nos calendários locais se assim for desejado. Mas a inclusão de São Pedro de Alcântara, no Martirológio Romano como um dos Santos de 18 de outubro significa que, a ele ainda se pode ser dada as honras oficiais em toda parte e Católicos tradicionalistas ainda continuam a usar as versões anteriores a 1970 do Calendário Geral Romano, como permitido por S.S. o Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Summorum Pontificum (que estabelece os livros litúrgicos de 1962 como uma forma extraordinária do Rito Romano).

São Pedro de Alcântara é o Padroeiro da Adoração do Santíssimo Sacramento Noturna. Em 1826, foi nomeado Padroeiro do Brasil, a pedido do Imperador Dom Pedro I, e em 1962 (o quarto centenário da sua morte), da região espanhola de Extremadura. Ele também é venerado como Padroeiro de várias paróquias nos Estados Unidos e Filipinas. A cidade de São Pedro de Alcántara, na província de Málaga foi assim nomeada em homenagem a ele.

SALVE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, PADROEIRO DO BRASIL!
DEUS SALVE O BRASIL!

Um comentário:

  1. Bom Dia!
    São Pedro de Alcântara deve ser venerado e gratificado como nosso guardião, pois toda localidade tem seu protetor e protetora, visto que o Criador do Cosmos fez o homem e a mulher à Sua Imagem e Semelhança. Para termos a face completa de Deus precisamos agradecer aos padroeiros, caso esqueçamos de um dos dois ficaremos coxos e tudo pode falsear em nós.

    ResponderExcluir