sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A CASA PRINCIPESCA DE LIGNE

Image may contain: 3 people, people standing and indoor

Os Ligne são uma família cujas origens remontam ao século XII, e desde fins do século XVI, têm a dignidade de Príncipes do Sacro Império. Estiveram a ponto de assumir a coroa da Bélgica, quando esta se tornou independente, em 1830.

A Princesa Dona Christine de Ligne, nascida no Castelo de Beloeil, na Bélgica, a 11 de agosto de 1955, casou-se, em 29 de setembro de 1981, com o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, sétimo dos doze filhos e filhas de S.A.I.R. o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), antigo Chefe da Casa Imperial do Brasil, e da Princesa Dona Maria Elisabeth da Baviera (1914-2011). 

O Príncipe Dom Antonio, nascido no Rio de Janeiro, a 24 de junho de 1950, é atualmente o terceiro na linha de sucessão ao Trono Brasileiro, sendo irmão de SS.AA.II.RR. os Príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.

A Princesa Dona Christine é a quarta dos sete filhos e filhas do nobre belga Antoine, 13º Príncipe de Ligne (1925-2005), e da Princesa Alix de Luxemburgo (nascida em 1929). O Príncipe Antoine foi o quarto filho de Eugène, 12º Príncipe de Ligne, além de Príncipe d’Amblise e d’Épinoy, e da Princesa Philippine de Noailles, filha do nobre francês François de Noailles, Príncipe-Duque de Poix. 

A Princesa Alix de Luxemburgo, atualmente Princesa Viúva de Ligne, é filha da Grã-Duquesa Charlotte de Luxemburgo e do Príncipe Felix de Bourbon e Parma. A Grã-Duquesa era neta do Rei Dom Miguel I de Portugal, bisneta do Rei Dom João VI e sobrinha-neta do nosso Imperador Dom Pedro I. 

Assim sendo, o Príncipe Dom Antonio e sua esposa, a Princesa Dona Christine, são primos em quarto grau, partilhando o Rei Dom João VI e a Rainha Dona Carlota Joaquina de Portugal, Brasil e Algarves como ancestrais em comum mais recentes. Por outro lado, Suas Altezas também são primos, novamente em quarto grau, partilhando Eugène, 9º Príncipe de Ligne, como outro ancestral em comum mais recente.

O Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine tiveram quatro filhos, dos quais dois são dinastas da Casa Imperial do Brasil: o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz (1983-2009); a Princesa Dona Amélia (nascida em 1984), que renunciou aos seus direitos dinásticos e sucessórios, em 2014, antes de se casar com o Sr. Alexander James Spearman, da nobreza britânica; o Príncipe Dom Rafael (nascido em 1986), quarto na linha de sucessão e futuro Chefe da Casa Imperial do Brasil; e a Princesa Dona Maria Gabriela (nascida em 1989), quinta na linha de sucessão. 

Também em 1981, a 10 de março, no Rio de Janeiro, o Príncipe Michel, atual 14º Príncipe de Ligne, irmão da Princesa Dona Christine, casou-se com a Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança, sétima na linha de sucessão ao Trono do Brasil, irmã dos Príncipes Dom Luiz, Dom Bertrand e Dom Antonio. O casal reside no Castelo de Beloeil e tem dois filhos, cidadãos belga-brasileiros: a Princesa Alix de Ligne (nascida em 1984), que renunciou aos seus direitos sucessórios em 2016, antes de se casar com o Conde Guillaume de Dampierre, da nobreza francesa; e o Príncipe Hereditário Henri de Ligne (nascido em 1989), oitavo na linha de sucessão ao Trono do Brasil, além de futuro sucessor de seu pai como 15º Príncipe e Chefe da Casa Principesca de Ligne. 

– Baseado em trecho do livro “Parlamentarismo, sim! Mas à brasileira: com Monarca e Poder Moderador eficaz e paternal”, do Prof. Armando Alexandre dos Santos. 

Foto: SS.AA.RR. o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, Príncipe e Princesa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário