sexta-feira, 1 de setembro de 2017

IMPERATRIZ DONA AMÉLIA, A BOA MÃE

Image may contain: 1 person

Dona Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa do Imperador Dom Pedro I e Imperatriz do Brasil, amou os filhos de sua antecessora, a Imperatriz Dona Leopoldina, de toda alma, como prometera, com desvelos de mãe. No dia da abdicação do Imperador Dom Pedro I, ela escreveu uma carta ao pequeno Imperador Dom Pedro II, então com cinco anos de idade:

“Não me pertences senão pelo amor que dediquei ao teu augusto pai. Mas o quero como se fosses o sangue do meu sangue. Um dever sagrado me obriga a acompanhar o ex-Imperador, no seu exílio, através dos mares, em terras estranhas. Adeus, pois, para sempre!”

Dirigindo-se às mães brasileiras, faz então uma súplica comovente:

“Mães brasileiras, vós que sois meigas e carinhosas para com vossos filhinhos, supri minhas vezes: adotai o órfão coroado, dai-lhe, todas vós, um lugar na vossa família e no vosso coração. Entregando-o a vós, sinto minhas lágrimas correrem com menor amargura.”

- Baseado em trecho do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário