sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CONSELHOS DO PRECEPTOR

Image may contain: 3 people, people sitting and indoor

Um dos personagens mais importantes para a formação do Imperador Dom Pedro II foi o carmelita Frei Pedro de Santa Mariana e Sousa, Conde de Santa Mariana pela Santa Sé, Bispo de Crisópolis e Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro, aio e preceptor do Imperador desde outubro de 1834, mantendo-se por toda sua infância e adolescência, tendo ele atuado como conselheiro moral do Soberano por toda a sua vida.

Desde pequeno, o Imperador e suas irmãs se apegaram ao Frei Pedro, sendo creditada a ele a paixão que o jovem Monarca iria desenvolver pelo conhecimento científico, tendo ele iniciado sua educação na ciência pura e pesquisa empírica.

Quando já velho, o Frei soube que o Imperador tinha ido ao teatro sem a Imperatriz Dona Teresa Cristina, que ficara em Petrópolis, logo nos primeiros anos de casamento. De madrugada, tomado pela liberdade que tinha com o jovem Soberano, subiu as escadas e foi dizer ao Imperador:

— Venho pedir-vos um favor.

— Qual é?

— Vossa Majestade não vá mais ao teatro sem a Imperatriz. Fica muito feio.

O Imperador atendeu o pedido do seu estimado mestre, jamais deixando a Imperatriz desacompanhada ou participando de eventos sociais sem a esposa.

O Frei Pedro de Santa Mariana residiu por todo o resto de sua vida no Palácio de São Cristóvão, por concessão do seu pupilo e amigo, o Imperador. Em 1864, quando o velho Frei faleceu, o Monarca esteve presente em seu funeral, honra concedida a poucas pessoas, assim como na Missa de Réquiem oferecida um ano após seu falecimento, ficando visivelmente abatido com a perda de seu conselheiro.

O Imperador, nem em seus últimos meses, já no exílio em Paris, deixou de pensar no “seu Bispo”, como o chamava, lamentando-se em seu diário, na data de 22 de abril de 1891, que as pesquisas do Frei Pedro em uma fórmula geral para resolução de equações nunca haviam sido publicadas.

- Baseado em trecho do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier.

Retrato: o jovem Imperador Dom Pedro II do Brasil e suas irmãs, as Princesas Dona Januária e Dona Francisca, em momento de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário