sábado, 2 de setembro de 2017

DINAMARCA: O PAÍS MENOS CORRUPTO

Image may contain: 13 people, people smiling, people standing, sky, tree and outdoor

É fato bastante conhecido que as Monarquias Parlamentaristas ocupam os primeiros lugares nos principais “rankings” internacionais positivos, como do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de democracia, de felicidade, entre outros. Neste artigo, trataremos sobre um reino e uma avaliação específica.

O Reino da Dinamarca é um país nórdico que se destaca por seu desenvolvimento e muito elevada qualidade de vida de seu povo.

Reinando há mais de 40 anos, a Rainha Margarida II, cuja aprovação popular chega a 80%, é a Chefe de Estado, sendo a personificação da Nação e sua representante máxima no exterior. Por ser monarca constitucional, seus poderes estão estabelecidos e limitados pela Constituição dinamarquesa, dentre eles sancionar as leis do Parlamento, participar da formação do Governo e presidir as reuniões do Conselho de Estado. Para que possa estar sempre ciente dos assuntos de relevância para o Reino, especialmente os referentes à política e diplomacia, Sua Majestade recebe frequentemente o Primeiro-Ministro e o Ministro das Relações Exteriores. Dessa forma, é possível que fiscalize mais de perto os acontecimentos políticos.

A Dinamarca apresenta uma grande e interessante vantagem em relação a outros países do mundo: é considerada o menos corrupto, consecutivamente, desde 1995, pelo Índice de Percepção de Corrupção, feito anualmente pela Transparência Internacional. Além de garantir um Governo mais eficaz, tal classificação beneficia o comércio e a indústria nacional, especialmente por atrair companhias estrangeiras.

Segundo a própria instituição responsável pelo índice, algumas características comuns entre as primeiras colocadas são liberdade de imprensa elevada, maior transparência das finanças do Estado, alto nível de integridade moral dos governantes e Poder Judiciário que não faz distinção entre ricos e pobres.

Vale ainda informar que, nos resultados deste ano de 2017, divide com ela o primeiro lugar outra Monarquia Parlamentarista, a Nova Zelândia.

Neste momento conturbado que nós brasileiros enfrentamos, mergulhados em um denso lamaçal de corrupção, enquanto pode parecer que já não há mais esperança, observemos que o sonho de um país honesto não é uma utopia, mas uma realidade possível de ser alcançada.

FOTO: A Família Real da Dinamarca reunida por ocasião da comemoração das Bodas de Ouro da Rainha Margarida II e do Príncipe Henrique, que se casaram em 10 de junho de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário