terça-feira, 2 de junho de 2015

MONARQUIA, COISA DO PASSADO?


A Monarquia é coisa do passado... É o que muitos "anti-monarquia" (coisa que é diferente de ser republicano) afirmam de "peito aberto", porém é uma afirmativa sem base lógica.

A Monarquia é estudada em Ciências Políticas. As Ciências são do passado, do presente e do futuro. Elas vão adquirindo novos conhecimentos e se aprimorando, a República  também se aprimorou, passando do Presidencialismo para o Parlamentarismo, mas o aprimoramento na Monarquia é de valor muito maior, porque ele quando sobe um degrau, tem o pé firme no degrau anterior (Tradição), causando um avanço pensado e cauteloso. Já os avanços na República, são pulos de dois em dois degraus, causando, não sem frequência, tombos tristemente espetaculares.

Enquanto ela (a república) tenta se levantar, a Monarquia já foi longe, em seu passo cadenciado. Foi assim em nosso Império, avanços moderados e no tempo certo, mas ainda assim avanços de bom nível para a época. Porém a república veio como um Golpe de Estado e atravancou o Brasil por 40 anos e depois por ditaduras e cleptocracia, travando assim o bom avanço de outrora.

Organização do Rio de Janeiro Imperial

No Reino Unido há o Parlamento, composto de duas Câmaras: A Câmara Alta ou Câmara dos Lords e a Câmara Baixa ou Câmara dos Comuns. A Câmara dos Lords está para o Monarca, como a dos Comuns para o Primeiro Ministro. Os Comuns fazem as Leis, mas os Lords as podem vetar, porém só duas vezes. Na terceira a Lei passa. Exemplificando, no Reino Unido havia pena de morte e os Comuns fizeram uma Lei abolindo-a. Os Lords vetaram. Veio uma segunda Legislatura, os Comuns insistiram na abolição da Pena Máxima. Os Lords novamente vetaram. Veio uma terceira Legislatura, os Comuns insistiram, e, aí os Lords não podiam mais vetar. A Pena de Morte foi abolida... 

Passados uns anos, com um aumento grande da criminalidade, os Comuns propuseram uma Lei restabelecendo a Pena de morte. Os Lords vetaram.... 

Perguntaram a eles se não estavam sendo incoerentes. Resposta dos Lords: "não houve ainda tempo suficiente, para se avaliar se devemos ter ou não a Pena de Morte." 

Entende a subida da escada com o pé firme no degrau de baixo, ou seja a evolução da Monarquia com todo o cuidado?

Viva o Imperador!
Viva o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário