segunda-feira, 22 de junho de 2015

MONARQUIA, MAIS BARATA, MAIS DEMOCRÁTICA E EFICAZ


PENSOU QUE A REPÚBLICA ERA MAIS BARATA QUE A MONARQUIA? 

PENSE DE NOVO!

O axioma daqueles que gostariam de abolir a monarquia é de que uma das virtudes do sistema republicano é que as repúblicas são, de alguma forma, mais baratas do que o sistema da monarquia constitucional. Portanto, é compreensível que alguns “caiam nessa”. Afinal de contas, você não vê presidentes desfilando em carruagens ou participando de muitas paradas cívicas na capital, não é? (Segure este pensamento).

Mas, como pode acontecer na vida, nem tudo é o que parece. E, neste caso, nem de longe.

Para explicar, eu preciso informar algumas questões de fundo pré-existentes e também como eu cheguei aos números deste relatório. Em primeiro lugar, já tencionava fazer este artigo há um bom tempo. Desde muito tempo se afirma que uma república seria uma alternativa mais barata do que a Monarquia, a tal ponto que poucas pessoas parecem dispostas a contrariar essa “máxima”.
Este artigo visa atuar como um guia de referência para monarquistas que desejem fundamentar que, na verdade, as repúblicas não são necessariamente mais baratas (e que as Monarquias tem melhor relação custo x benefício). 

Os números informados neste relatório foram pesquisados no que eu acredito sejam fontes confiáveis. Alguns foram traduzidos de sua língua original (por isso alguns dos links levam para uma página do Google Translate) e alguns estão incorporados em relatórios (fiz o melhor possível para sinalizar sua localização). Mas não se trata de nenhuma “pegadinha”. Prometo que os números são precisos e meus cálculos são - para o meu nível de conhecimento - seguros. 

E sem mais, começo...

Em 2013, a monarquia britânica custou aos contribuintes £ 35.7 milhões. Isso representa um custo de 56 centavos por pessoa no Reino Unido. O dinheiro, tomado em impostos do tesouro, embora atrelado ao valor da Propriedades da Coroa (é complicado -http://bit.ly/1vVhnBN), abrange as despesas da Rainha com suas propriedades e com o desempenho de seu papel público, incluindo a manutenção de palácios (mantidos em nome da nação), o custo de realização de mais de 400 eventos anualmente (com viagens pelo Reino Unido, oferecendo reconhecimento às comunidades locais e outras iniciativas), realizando celebrações nacionais (que reúnem milhões de pessoas em comemorações) e realizando recepções, festas nos jardins, almoços e audiências para honrar conquistas e conceder reconhecimento.

A propósito, as despesas custeadas pela população não incluem compromissos realizados por outros membros da Família Real (além da Rainha e do Duque de Edimburgo). Estes são cobertos pela renda pessoal da Rainha com o Ducado de Lancaster. Ah, e a Rainha também não recebe salário.

Feitas as considerações acima, você pode estar pensando que poderíamos acabar com tudo isso e reduzir nossos custos? Pense de novo. 

Por sorte, não temos que ir muito longe para fazer uma comparação justa com o modelo republicano. O presidente da França, cujo papel é muito semelhante ao de Sua Majestade, custou aos contribuintes franceses alarmantes £ 91 milhões -http://bit.ly/1zwKYC1. Por esse privilégio de pagar quase três vezes mais que o Reino Unido, a França renunciou a pompa e circunstâncias, noivados e grandes recepções que vêm com Monarquia, e receberam um político em troca.

O custo total fica em £ 1,43 por cidadão francês. Ainda acha um bom negócio?

Um pouco mais ao sul e encontramos a República Italiana. Seu presidente realiza quase exatamente a mesma função constitucional que a Rainha, fora alguns poderes políticos, mas custa incríveis £181,5 milhões por ano aos contribuintes italianos! -http://bit.ly/1BmopUF. Isso significam £ 3,08 para cada italiano! Mais uma vez, sem pompa, sem comemorações de Estado e sem unir a nação na figura de um líder apolítico e suprapartidário!

Neste ponto, vale a pena fazer uma distinção entre presidencialismo e parlamentarismo. No primeiro, o presidente é tanto chefe de governo como chefe de estado. No segundo caso, há uma separação a figura do Presidente (Chefe de Estado) e a do primeiro-ministro (que governa o país). A presidência no parlamentarismo é semelhante à Monarquia Constitucional, por isso utilizei repúblicas parlamentaristas como exemplo. 

Em pé de igualdade com a monarquia britânica no que tange a custo está a presidência da Polônia, custando ao cidadãos poloneses £ 34.000.000 ao ano -http://bit.ly/15TDmAC. Levando em conta que a a população da Polônia é bem menor, fica claro que os súditos britânicos levam mais por menos. 

Meu exemplo final é a presidência alemã, custando ao alemães, no mínimo, £ 30,8 milhões - http://bit.ly/1rXEWvm (isso inclui £ 4,8 milhões concedido anualmente a cinco presidentes aposentados do país- http://bit.ly/1AxUWnm).

Se alguém quiser fazer a comparação com o presidencialismo, os números podem atingir somas de encher os olhos d’água, com o custo declarado da presidência dos EUA chegando a bilhões. Não surpreende de que os republicanos britânicos tentem se distanciar desse modelo. 

A julgar por esses números, parece que alguns países semelhantes ao Reino Unido estão pagando todos os custos que teriam com uma monarquia (e mais um pouco), sem ter a cor, o espetáculo e outros benefícios que elas trazem! Na verdade, existe um fascínio pela monarquia britânica em muitas repúblicas do mundo. Na Alemanha, o fato de 9,9 milhões de pessoas terem assistido ao casamento real de 2011 é apenas um exemplo disso, embora eles paguem mais de 30 milhões de Libras por sua presidência (que, curiosamente, alguns deles desejam abolir).

Há um outro benefício da Monarquia que o país também desfruta, e que os republicanos vão repudiar: seu benefício econômico. Eles vão dizer, claro, que não há nenhum. Eu lhes digo que, para falar a verdade, existe. Eu cuidadosamente selecionei minha evidência, dado o desejo insaciável dos republicanos em dizer que os grande parte das provas documentais sobre os benefícios econômicos da monarquia são previsões, em vez de medições. 

O nascimento do Princípe George, o mais novo herdeiro do trono, em 2013, foi motivo de grande celebração nacional. Ele também foi um motivo de grande celebração econômica, pois o nascimento do príncipe angariou £ 247 milhoes extras na economia com a venda desde produtos temáticos sobre o bebê real até o consumo extra de comida e bebidas para celebrar a ocasião - http://bit.ly/127wmho.

Agora, supondo que o presidente Hollande da França não vai, de repente, se tornar o centro das atenções por causa de um casamento que capture a imaginação popular, é razoável supor que não há praticamente nenhum benefício econômico em uma presidência.

Como pensamento final, ressalto que este artigo não é uma lista dos benefícios da Monarquia. Isso pode vir em um texto posterior. Esta é uma resposta a um chavão republicano batido. Espero que você tenha achado útil. 

Traduçáo de texto de Martin, do Royal Central Blog -http://bit.ly/1q3K5kj

Crédito da imagem: Parlamento Britânico via photopin cc

Agradecimentos ao monarquista: Marcos Acrobata

Nenhum comentário:

Postar um comentário