terça-feira, 2 de junho de 2015

SIMPLES PONTOS


Um jogo rápido, um "toma lá, dá cá" entre república e monarquia:

MONARQUIAUne os cidadãos num ideal comum de Pátria. Visa o país a longo prazo.
REPÚBLICADivide a sociedade. Não tem um projeto de Pátria para os anos vindouros. Só se preocupa com o imediatismo.

MONARQUIATem uma classe política responsável para com os seus eleitores e responsabilizada pelos mesmos.
REPÚBLICATem uma classe política imune, que não pode ser responsabilizada pelos cidadãos. Só aquando das eleições, dando tempo para casos de corrupção.

MONARQUIASão os cidadãos que elegem os seus representantes locais e nacionais, e no que toca à Monarquia Brasileira, o Imperador é aclamado no Parlamento. Aclamação significa reconhecimento dos representantes eleitos pela Nação Legitimando o Imperador a ser Coroado, e o mesmo terá que prestar juramento de fidelidade à Constituição.
REPÚBLICAAs eleições servem os interesses dos partidos e não do bem comum. Ganha não o melhor, mas sim o que fizer a melhor propaganda (que não é verdadeira). Fora que quem ganha representa seus "patrocinadores" de campanha e não o povo.

MONARQUIAOs países monárquicos são os que têm melhor Índice de Desenvolvimento Humano, graças às políticas governativas, é certo, mas também graças aos incentivos dados pela Instituição Real.
REPÚBLICAAs Repúblicas têm mais desigualdades sociais e os cidadãos são os que menos felicidade têm.

MONARQUIAA maioria das Monarquias Europeias são mais baratas do que a República Portuguesa. Por exemplo, a Monarquia Espanhola é 8 vezes mais barata do que a República Portuguesa! (para comparar países de tamanho aproximado e próximos). No Brasil, o Império sempre gastou menos com a Chefia de Estado, Dom Pedro II teve, fixo, durante 50 anos o soldo de 800 contos de Réis mensais.
REPÚBLICAOs gastos da República Portuguesa são equivalentes a duas Casas Reais Europeias de países com uma dimensão semelhante à de Portugal! (para comparar países de tamanho aproximado e próximos). Deodoro, assim que presidente tornou-se, aumentou o dinheiro da Chefia de Estado, passando de 800 contos (época de Dom Pedro II) para 1200 contos.

MONARQUIANa Monarquia Democrática, todos podem decidir o seu futuro em liberdade. Não existe nenhuma Constituição Monárquica Europeia (ou noutros pontos do mundo, onde os regimes monárquicos sejam democráticos), que impeça uma mudança de regime por referendo e o Império do Brasil está incluso.
REPÚBLICAA República brasileira impediu, por 100 anos, os monarquistas de se pronunciarem democraticamente a favor da Monarquia; grave contradição com a Democracia! Fora as mentiras que criaram para demonizar o Império perante os brasileiros.

MONARQUIAO Imperador é a garantia da continuidade, da salvaguarda da Democracia, dos quais é primeiro servidor, o Imperador era o "Defensor Perpétuo da Nação". Fora que o gasto com a Casa Imperial é pequeno (perto do que é gasto com a Presidência)
REPÚBLICAA mudança periódica de Presidentes da República, é um sobrecargo enorme para os Cidadãos, que além de gastarem dinheiro nas eleições presidenciais, ainda têm que sustentar as pensões de reforma dos antigos Presidentes.

MONARQUIAO Imperador não é político, não toma posições pessoais, mantém uma posição de total isenção, é neutro para ser moderador nas graves crises governamentais. Aconselha, quando necessário o Primeiro-ministro nas audiências semanais. 
REPÚBLICAO Presidente da República toma muitas vezes decisões pessoais, o que pode criar situações de conflito com o Governo, sobretudo se este for de uma orientação política antagônica.

MONARQUIAO Imperador não é refém da vontade político-partidária. Tendo um papel unificador, aceita a vontade da nação nas eleições e exerce as suas funções constitucionais quanto à formação de um novo Governo.
REPÚBLICAO Presidente da República, antes de o ser, já uma carreira política partidária e mesmo que assuma um papel de unidade, a grande maioria olhará sempre com desconfiança e a prazo surgirão os naturais desentendimentos que só a Chefia de Estado republicano preconiza.

MONARQUIAA Monarquia é, por excelência, o melhor serviço público prestado a uma Nação, evolui naturalmente junto com o homem, a tradição dá estabilidade ao regime.
REPÚBLICAA República, no seu todo, conta com o imediatismo, e por isso, está provado que o serviço público de longo prazo caiu no esquecimento. Não há um projeto para os brasileiros.

VAMOS RESTAURAR O BRASIL!
QUE DEUS SALVE O BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário