"O que tenho a dizer de Dom Pedro II é que ele soube ser o Poder Moderador". - Dom Antonio
MANIFESTO DE S.A.R. DOM ANTONIO DE ORLEANS E BRAGANÇA
NA CELEBRAÇÃO DO 190* ANIVERSÁRIO DO IMPERADOR DOM PEDRO II
Segue mostrando que hoje o que falta ao Brasil é justamente um Poder Moderador em momentos de crise não só do governo mas também do Parlamento.
"Dom Pedro tinha o poder de demitir o Gabinete ou até mesmo dissolver o Parlamento quando este se mostrava indigno"
Hoje, nós os brasileiros, recebemos diariamente notícias de atos vergonhosos e mesmo falcatruas de grande número de políticos. e tudo continua na mesma... No Segundo Reinado este Parlamento já teria sido dissolvido pelo Imperador...
"Dom Pedro não teria escolhido políticos pessoalmente. Ele convocaria o povo para fazer a nova escolha. Foi a fase mais democrata que o Brasil já viveu..."
Porque, a outra função do Poder Moderador era garantir a harmonia dos três Poderes. Visava garantir a Independência de cada um deles. Não deixando por exemplo, que o Judiciário se imiscuísse nas funções do Legislativo e do Executivo e vice-versa.
"Nos últimos meses, temos visto o Judiciário fazendo leis, exercendo o papel que seria do Legislativo. Recentemente, sugeriram que o Supremo Tribunal é o Poder Moderador, que pode decidir sobre tudo, fazer leis, e executar as leis. Será assim um poder Ditatorial".
Dom Pedro II tinha o poder de impedir as interferências de um poder em outro. Nosso país, não estaria nesta situação se ainda fôssemos uma Monarquia. Dom Pedro II sempre deu exemplo do que um Chefe de Estado deve ser um servidor. E Ele seguiu esta diretriz ao extremo, de corpo e alma até o fim de sua vida. Esta é a função de um chefe de Estado.
"Não é de servir-se do cargo mas servir à nação. Acredito que a última esperança para um Brasil melhor é a volta do Regime Monárquico e do Poder Moderador inclusive... Não concebo uma Monarquia apenas decorativa. O Imperador tem que ter o poder de veto e o poder de dissolver o Parlamento."
O Brasil vive uma crise econômica e política terrível. Ninguém sabe o que será o amanhã... parece-nos que será cada vez pior: déficit público imenso, desemprego aumentando, cada vez mais..
"Precisamos de alguém que tomasse posição neste momento. Esta seria a função do Monarca e do Poder Moderador. Isto é o que teria a dizer agora... Aprendi com meu Pai que este é um país maravilhoso com um povo maravilhoso, muito criativo e trabalhador. E, se deixarem trabalhar, o Brasil será país do Primeiro Mundo tal como foi no tempo de Dom Pedro II. Agradeço a todos em nome da Família Imperial desejando que tenhamos dias mais felizes..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário