sábado, 21 de outubro de 2017

OS MONARQUISTAS DIZEM QUE O IMPÉRIO TROUXE MUITOS BENEFÍCIOS PARA O PAÍS. QUAIS BENEFÍCIOS FORAM ESSES?

No automatic alt text available.

Quando D. João VI aportou no Brasil, em 1808, com a Família Real portuguesa, já vinha com a ideia de transformar o país num grande Império. Uma de suas primeiras medidas foi abrir nossos portos às nações amigas; logo mais, criou instituições políticas, administrativas, judiciais, educativas e militares necessárias para o desempenho da nação. Fundou a Casa da Moeda, o Banco do Brasil, escolas de vários tipos. Preparou convenientemente o Brasil para dar, em 1822, o grande salto da sua Independência.

Em 1824, já foi promulgada a Constituição do Império, a melhor que já tivemos, que permitiu, sobretudo durante o reinado de D. Pedro II, o mais longo período de estabilidade constitucional de nossa história, possibilitando, assim, uma fase de autêntico e constante progresso.

Nesse período, o Brasil teve uma moeda estável e forte, possuiu a segunda Marinha de Guerra do mundo, estabeleceu os primeiros Correios e Telégrafos da América, foi uma das primeiras nações a instalar linhas telefônicas e a segunda a ter selo postal, implantou enorme rede de comunicações ferroviárias e rodoviárias, ligou-se à Europa pelo cabo telegráfico, teve grande impulso nas ciências, nas letras e nas artes.

A República interrompeu todo esse progresso e afundou o país no subdesenvolvimento, do qual até hoje não conseguimos sair.

Imagem: Foto do Busto de Dom João VI na entrada da Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário