terça-feira, 19 de maio de 2015

QUANDO DON JUAN CARLOS LEVOU A ESPERANÇA AO URUGUAI

S.M. o Rei Don Juan Carlos I de Espanha ao centro

A viajem que Don Juan Carlos está fazendo ao Uruguai trás uma lembrança daqueles tempos que S.M. levava o espírito da transição em sua maleta e os países que aspiravam sair da ditadura e recuperar a democracia se espelhavam na Espanha.
O motivo que leva S.M. ao Uruguai é representar a Espanha este domingo na posse do novo presidente, Tabaré Vázquez, que já governou o país entre 2005 e 2010. Porém, durante esta viajem a Montevideo S.M. terá um encontro muito especial, que recordará a histórica viajem que fez ao país em 1983.

Naquela viajem “Os Reis de Espanha se converteram em um símbolo da democracia em um país governado por militares desde 1973”. Assim contava o enviado especial da ABC, J.F. Dorrego, na crônica que publicou em maio de 1983.

Naquela ocasião, Don Juan Carlos foi recebido pelo ditador G. Álvarez, que queria converter a visita de S.M. em um aval para o regime, PORÉM O REI SE REUNIU TAMBÉM COM A OPOSIÇÃO, que viam em S.M. um símbolo para a transição. Naquele momento, a imagem de S.M. estava com brilho pois era rescente seus feitos pela democracia espanhola, inclusive a transição pós Franco e quando evitou o golpe de Estado 23-F.

Um dos homens que assistiu a reunião do rei com a oposição foi J.M. Sanguinetti, que governou o país em duas ocasiões. Segundo recordava recentemente, o ditador “tratou de capitalizar a visita, porém Rei transformou-a em um HINO DEMOCRÁTICO E DE ESPERANÇA para que o Uruguai seguisse o mesmo caminho da Espanha”.

Viva El Rey!
Viva España!

Continuemos em nosso caminho como restauradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário