Parc Royal: para o historiador Milton Teixeira, 1ª escada do Rio foi instalada no magazine
Segundo um dos leitores que nos escreveram, o Imperator jamais teve uma escada rolante e o primeiro equipamento do tipo na cidade teria sido o da loja de departamentos Sears Roebuck, inaugurada em 1948. “Fui frequentador do Imperator no final dos anos 50 e início dos 60 e jamais vi qualquer coisa que se assemelhasse a uma escada rolante”, escrever o leitor, amante das coisas do Rio.
Outra leitora lançou uma candidatura ainda mais antiga: a da loja Casas da Criança, ainda em funcionamento, na rua Ramalho Ortigão, no Centro. O equipamento dataria de meados da década de 1930.
Procurado pelo DIA para tentar esclarecer a questão, o historiador e professor Milton Teixeira lançou uma quarta hipótese. Para ele, a primeira escada rolante do Rio foi a do magazine Parc Royal, no Largo de São Francisco, loja que marcou época (leia sobre ela aqui), inaugurada em 1908. “Ela era de madeira e foi destruída após o incêndio de grandes proporções que atingiu a loja em 1943″, disse. “O Imperator nunca teve uma escada rolante”, completou o historiador, categórico.
Marissa Gorberg, autora do livro “Parc Royal, um magazine na belle époque carioca” (G.Ermakoff Casa Editorial), não confirma nem nega a informação, muito pelo contrário. “Já li e ouvi relatos sobre a hipótese de a primeira escada rolante do Rio ter sido a do Parc Royal. Mas não encontrei fonte alguma que comprovasse essa hipótese; portanto, não posso afirmar, tampouco negar”, disse ela.
Ainda de acordo com Marissa, é possível que em algum momento o magazine tenha mesmo instalado escadas rolantes “pois a loja apresentava uma série de inovações, alinhada com um ideal de modernidade importado de países centrais, onde equipamentos elétricos já eram usados desde a segunda metade do século XX. O que posso afirmar é que a loja oferecia elevador”, concluiu.
A escada rolante é uma invenção dos americanos Jesse Reno e George Wheeler e a primeira a prestar serviços ao público foi instalada em 1896, no pier de Coney Island, em Nova Iorque.
LINK ORIGINAL - O DIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário