quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

PIZÓN, O DESCOBRIDOR DO BRASIL?


Em 1498 a Coroa Espanhola decide permitir que particulares realizassem viagens de descobrimento. Depois de compactuarem em Sevilha com o Bispo Fonseca em nome dos Reis Católicos, em novembro de 1499, Vicente Yáñez Pinzón, navegador e explorador espanhol, codescobridor da América em 1492 como capitão da caravela La Niña, na primeira expedição de Colombo, saiu do porto de Palos de la Frontera com 4 caravelas, por iniciativa própria e com seus recursos advindos como recompensa pela descoberta de 1492.

Eduardo Bueno conta como foi a travessia do Atlântico:

Antes do Natal de 1499, as caravelas já aportavam em Santiago, uma das ilhas do arquipélago de Cabo Verde, na qual permaneceriam ancoradas por semanas. No dia 13/01/1500, Pinzón partiu então no rumo do sudoeste, em direção às novas terras que o próprio Colombo e Alonso de Hojeda tinham descoberto havia pouco mais de um ano, e que ficavam ao sul das ilhas do Caribe, achadas em 1492.

Como seus antecessores, Pinzón esperava chegar às porções continentais da Ásia. Nos 8 dias seguintes à partida, tudo correu bem e os ventos alísios empurraram os navios no rumo desejado. Mas a 21 de janeiro, assim que a frota cruzou o equador e a estrela Polar "afogou-se" no horizonte norte, "nasceu uma terrível tempestade de ondas e turbilhões de ventos". Por uma semana, vagalhões enormes e os ventos uivantes que os acompanhavam quase fizeram naufragar as caravelas. Elas só conseguiram "seguir seu caminho com grande perigo".

Ironicamente, o mau tempo acabaria permitindo a Pinzón realizar umas das mais rápidas travessias entre o Cabo Verde e o Brasil. Suas caravelas gastaram apenas 13 dias para cobrir uma distância de cerca de 2.390 km (trajeto que, normalmente, custaria cerca de um mês). E então, na manhã de 26/01/1500, Pinzón e seus homens desembarcaram em um cabo. Eles o chamaram de "Santa Maria de la Consolación".

O local avistado por Pinzón sempre foi cercado de controvérsias. Para alguns pesquisadores portugueses, os espanhóis teriam desembarcado ao norte do cabo Orange. Mas para seus rivais castelhanos, o desembarque se deu no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco. Uma polêmica judicial se seguiu à viagem de Pinzón, chamada Probanzas del Fiscal - um pleito movido por Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, contra a Coroa de Castela para assegurar os direitos do pai.

Todos os navegadores que participaram da 1ª viagem de Colombo foram ouvidos em audiências que se realizaram entre 1512 e 1515 na ilha de São Domingos e em Sevilha. No seu depoimento, Pinzón afirmou ter aportado no Cabo de Santo Agostinho, mas para Eduardo Bueno, ele "provavelmente se equivocou, ou mentiu".

Bueno acompanha a tese do capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, que defendeu, no artigo "As Primeiras Expedições de Reconhecimento da Costa Brasileira", que o local seria a atual Ponta do Mucuripe, situada a 10 km do centro da cidade brasileira de Fortaleza, apoiando-se também no importante mapa de Juan de la Cosa, de 1501. Outras possibilidades também já foram aventadas, como o Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte e Ponta do Seixas na Paraíba.

Durante a noite após o desembarque, perceberam grandes fogueiras queimando à distância, na linha da costa que se estendia à noroeste. Na manhã seguinte zarparam naquela direção até chegarem a um belo rio, batizado por Pinzón de "rio Formoso" - considerando o desembarque na Ponta do Mucuripe, possivelmente seria o rio Curu. Na praia, às margens do rio, registrou-se um violento combate com os índios locais, pertencentes à tribo dos potiguaras.

Infletindo para o Norte, Pinzón atingiu, em fevereiro, a foz do Rio Amazonas, a qual denominou de Mar Dulce, de onde prosseguiu para as Guianas e, daí, para o Mar do Caribe.

Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "descoberta do Brasil" também pode referir-se à chegada de outros europeus antes dele. É o caso, por exemplo, da expedição do navegador português Duarte Pacheco Pereira em 1498, que visou possivelmente identificar os territórios que pertenciam a Portugal ou a Castela de acordo com o Tratado de Tordesilhas, de 1494.

Um comentário:

  1. touros x sao roque rn vs seixas x cabo branco saliente central vs lobby de pe vs versao do ce

    vale lembrar que o unico marco de posse foi colocado em touros e num mapa de 1500 na europa ja descreviam o extremo leste que fica em jp apesar de pe insistir que fica em pe a hipotese do ce foi levantada por um escritor antigo do centro sul

    pelo relevo descrito por pinzon se parece o cabo branco uma enseada mas os seixas seria mais epico por ser o extremo leste propriamente dito e onde começava o territorio original do br por direito na bvla papal tratado original pre cantino

    ResponderExcluir