quinta-feira, 30 de julho de 2015

O FORRO DA COROA

Forro na bandeira, vermelho ou verde?

Segue uma completa transcrição sobre o tema, porém, caso alguém tenha argumentos para refutar... vamos ao debate.

Autor: Pedro Paulo

Observação da Coroa da Inglaterra (física e heráldica).

"Bom, a resposta curta é: o vermelho é a cor tradicional dos forros de coroas heráldicas. A resposta longa é um pouco mais complexa, mas eu vou tentar resumir o que eu sei, aqui.

Em princípio, a heráldica requer uma certa padronização, para facilitar a vida de quem for desenhar um brasão já existente. Por esse motivo, por exemplo, não se pode usar qualquer cor em um brasão. Se for seguir a tradição, existem somente 7 cores que podem ser utilizadas, embora nem todas sejam chamadas de "cores". Existem as 5 cores (Azul, Vermelho, Roxo, Preto e Verde) e os dois metais (Amarelo e Branco). Existem também as peles e manchas, mas como essa não foi a pergunta, eu vou evitar entrar em detalhes.

Como você pode ver, existe uma simplificação no desenho, que pode parecer arbitrária para um leigo, mas não é. A primeira coisa que é preciso notar é que o formato geral da coroa não muda. São quatro braços, a base repete o padrão de uma flor-de-liz seguida por uma cruz, etc.

A segunda coisa que você provavelmente já percebeu é que a cor do forro mudou. O original era púrpura. O desenho heráldico é um vermelho escarlate. Isso também é padronizado dessa forma. Em quase toda a Europa, sempre foi dessa maneira. Agora, o porque da cor ser vermelha, e não outra qualquer, eu já não sei. Mas a verdade é que o padrão é esse. E existem muito poucas exceções. A única que me vem na cabeça, agora, é a do caso francês. Os franceses acordaram, um belo dia, e decidiram que não queriam usar forros vermelhos, e mudaram tudo para azul. E mesmo assim, isso nem sempre era respeitado. Eu já vi desenhos de brasões franceses com o forro vermelho, como dita a tradição. Eu vou voltar no caso do forro em um instante.

Uma terceira (e última) coisa que vale a pena reparar é que as jóias da base e dos braços estão todas "erradas". Nos braços da versão heráldica, as jóias são todas pérolas. Na coroa física, são diamantes em aspa (5 peças formando um X) e rubis. E na base, são jóias diversas, de cores variadas, mas todas redondas. Mas, na versão heráldica, as cores são repetidas periodicamente: vermelho, verde, azul. E as formas também se repetem periodicamente: losango, elipse, retângulo.

A tradição dita exatamente que, independente das jóias utilizadas, a versão heráldica é sempre a mesma, com "pérolas" (jóias redondas e brancas) nos braços, e aquele padrão periódico na base (embora as cores e formas fiquem à escolha do artista).

E, mesmo com a tradição, é bastante comum as coroas físicas seguirem esse padrão. Forros de cores variadas nunca foram comuns na Europa. Eles são sempre vermelhos, independente do país, com o Reino Unido e a França sendo exceções à regra. Na França, como eu mencionei, forros azuis eram o padrão oficial, mas nem sempre isso era respeitado por heraldos, justamente por causa da tradição. O que nos leva ao caso brasileiro.

No Brasil, a gente resolveu optar por algo muito inovador: o forro da coroa física era verde. Isso não existia em lugar nenhum. Mas, seguindo a tradição, o forro desenhado por Debret na bandeira e no brasão era vermelho. Como existia essa dualidade (entre a cor do desenho heráldico e a cor da peça física), a confusão começou. Tem gente que, desconhecendo a tradição, põe o forro verde no brasão. Mas a grande maioria dos desenhos apresenta o forro vermelho, como deve ser.

Mas, comparando a coroa física brasileira

O que nós vemos são as regras sendo seguidas. O formato é o mesmo. As jóias dos braços deixam de ser diamantes e passam a serem pérolas. Na base, ao invés de padrões iguais de diamantes, vemos um padrão periódico de losangos vermelhos e elipses azuis. E, como era para ser, o forro é vermelho, não verde."

http://forumbrasilimperial.forumeiros.com/t53-duvida-em-heraldica

A grande verdade é, seja vermelho ou verde, é a bandeira que representa o nosso ideal, que todos os monarquistas tenham a sua e levantem com orgulho para que todos vejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário