A Liga Monarquista Canadá é uma organização monarquista sem fins lucrativos que se descreve como uma "sociedade nacional de apoio patriótico à monarquia constitucional do Canadá."
A Liga Monarquista do Canadá foi fundada em 1970 por John Aimers e foi incorporada em 1976 pelo governo federal. Se concentra em três áreas: educação, defesa e pesquisa. Agências locais, muitos sob o patrocínio de vice-governadores, complementar estas áreas de foco, agindo como um ponto de encontro popular para os membros.
Entre 1960 e 1970, houve um clima crescente de nacionalismo canadense, e críticas dos opositores da monarquia que perceberam a instituição como um símbolo arcaico e estrangeira do colonialismo e do Império Britânico. Em um esforço para criar uma nova identidade nacional, o governo canadense respondeu através da remoção de alguns símbolos tradicionais da monarquia. Por exemplo, o Canadian Red Ensign, que ostenta a bandeira de união real, foi substituída pela bandeira da folha de bordo, God Save the Queen foi substituído por O Canadá, Imprensa da Rainha para o Canadá assumiu um papel menos visível, e o Royal Mail foi rebatizado Canadá Post. Os defensores da monarquia estavam alarmados por estas mudanças e, como reação, fundaram a Liga como um grupo de a favor da manutenção dos símbolos tradicionais da monarquia e contra o que ele descreveu como "republicanismo rastejante" que resultaria na eventual transformação do Canadá de uma monarquia para uma república.
Durante os anos 1970 a Liga foi fortemente envolvida na oposição contra as propostas de emenda constitucional que colocaria o Governador-geral como Chefe de Estado no lugar da Rainha. Apesar de não impedir a erosão em algumas áreas, a Liga pressionou com sucesso o governo do Canadá para manter uma versão canadense da Cruz de Victoria como a mais alta condecoração militar do Canadá, e para manter o lugar da Rainha no Juramento de Cidadania. A Liga também pressionou o Canada Post a emitir um selo definitivo com a imagem da Rainha como um item obrigatório em todos os estabelecimentos postais.
- ATIVIDADE RECENTE
EDUCAÇÃO
Educar canadenses sobre o papel da Coroa tem sido um dos principais objetivos da Liga. Como um suplemento aos recursos educativos provinciais, a Liga tem produzido e distribuído "caixas vermelhas" (modelado nas caixas da Rainha, no qual S.M. recebe documentos diplomáticos e estaduais), contendo informações sobre a Coroa e atividades anexas. A produção desses kits cessou em 2006, para abrir caminho para uma nova onda de material educativo. Em 2006, a Liga lançou uma cartilha educativa de 36 páginas intitulado The Canadian Monarchy (a monarquia canadense): Explorando o papel da Coroa no dia-a-dia do país e uma nova seção de educação em seu site;
ADVOCACIA
A Liga faz defesa ativa nos governos federais e provinciais, políticos, corporações da Coroa, agências governamentais, meios de comunicação, e outros para promover a consciência do papel da monarquia. Isso é muitas vezes sob a forma de campanhas. Desde 2005, a Liga tem se empenhado na campanha ativa para restaurar o nome da rainha de cartas diplomáticas canadenses, credenciais e etc...
PESQUISA
A Liga realiza um estudo definitivo sobre o custo real da monarquia canadense a cada três anos. A pesquisa é distribuída aos membros, a mídia e os parlamentares e está disponível para download no site da Liga.
- OUTRAS ATIVIDADES
S.A. o Príncipe Edward, conde de Wessex, fala com os membros da Liga
em uma recepção realizada no Toronto's Spoke Club, de 2005.
A Liga é considerada por muitos como sendo a voz reconhecida do monarquismo canadense. Muitas vezes, os membros são chamados a participar em debates na televisão e programas de rádio, ou oferecer comentários em ocasiões de importância real. Encena vários eventos sociais (nacionais e regionais) ao longo do ano. Um almoço anual do "Dia da Ascensão" é realizada em Toronto em fevereiro, para comemorar a ascensão da Rainha ao trono em 06 de fevereiro de 1952. A Liga congratulou-se com o Príncipe Andrew, Príncipe Edward e sua esposa Sophie, e a Princesa Anne, dando aos monarquistas canadenses e os Príncipes a oportunidade de se conhecerem. Ramos individuais também organizam almoços, banquetes, recepções e palestras, onde senadores, deputados, membros das assembleias legislativas, acadêmicos e outros cidadãos participam como oradores convidados.
- CANADIAN MONARCHIST NEWS
É um jornal editado pela CML, nele existem textos de defesa da monarquia e informações sobre a Rainha, seus representantes no país, a Família Real, custo benefício, comparação com as repúblicas e etc...
- JUVENTUDE MONARQUISTA
A Liga mantém uma ala jovem ativa dando aos futuro do Canadá uma visão sobre a monarquia. O foco principal da juventude Monarquista é atrair a atenção de jovens para a Liga com 25 anos ou menos. É dirigida por Steven Uren, que atua como presidente, e Neil MacAlasdair, que atua como Vice-Presidente. O grupo Jovem foi originalmente formada pelo estudantes universitários Graeme Scotchmer e Daniel Whaley, que começou o grupo quando eles eram jovens adolescentes. A Liga mantém cinco ramos universitários, um na Universidade de Waterloo, outro na Universidade Wilfrid Laurier, um terço da Universidade de Toronto, uma filial da Universidade de Queen e um na Universidade de Ottawa. Jovens voluntários desempenham um papel central na obra regional e nacional da Liga. Estágios de estudantes de verão foram patrocinados em parceria com o Gabinete do Vice-governador de Ontário, em Toronto e do Gabinete do Vice-governador do Columbia Britânica em Victoria.
O brasão de armas da Liga, feito com a permissão de S.M. a Rainha em 2000
SITE: www.monarchist.ca/
FACEBOOK: www.facebook.com/canadamonarchist
GOD SAVE THE QUEEN OF CANADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário