quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DISCURSO DO VISCONDE DE OURO PRETO AO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

Resultado de imagem para visconde de ouro preto

"No meu humilde conceito, é mister não desprezar essa corrente de ideias falsas [as republicanas], cumprindo enfraquecê-la, inutilizá-la, não deixando que se avolume. Os meios de conseguí-lo não são os da violência ou repressão; 

Consistem simplesmente na demonstração prática de que o atual sistema de governo [a monarquia constitucional parlamentarista] tem elasticidade o bastante para admitir a consagração dos princípios mais adiantados, satisfazer todas as exigências da razão pública esclarecida, consolidar a liberdade e realizar a prosperidade e grandeza da Pátria sem a pertubação da paz interna, em que temos vivido durante tantos anos.

Chegaremos a esse resultado, Srs, empreendendo com ousadia e firmeza largas reformas na ordem política, social e econômica, inspiradas na escola democrática: reformas que devem ser adiadas, para não se tornarem improfícuas. O que hoje bastará, amanhã talvez seja pouco. Portanto, a situação do país defini-se, a meu ver, por uma frase: a necessidade imprescindível e urgente de reformas liberais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário