sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Escorregada imperial

Image may contain: plant and outdoor

Uma vez, quando Dom Pedro II visitou o Santuário do Caraças, o Magnânimo escorregou em uma pedra pois conta-se que vinha molhado após ir a cachoeira.

A Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas no estado de Minas Gerais.

Hoje, o ainda conhecido por Parque Natural do Caraça ou Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange toda a região.

O nome oficial do complexo é o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o Caraça tem esse apelido devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado.

A serra forma imenso anfiteatro alongado, com os três picos do morro da Trindade. As águas da bacia descem em belas cascatas das montanhas, como Cascatinha, Cascatona e Bocaina.

No século XIX, a localidade foi visitada pelos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, cujas impressões ainda podem ser vistas no Museu do Colégio ou ainda na Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário