sábado, 9 de dezembro de 2017

POLICLÍNICA GERAL DO RJ

Galeria dos Fundadores e Presidentes

Quando se conta a história da medicina no Rio de Janeiro, obrigatoriamente passamos pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ): A forma pioneira de organização hospitalar, os grandes mestres da medicina que por ela passaram e principalmente as várias gerações de cariocas que foram e são aqui assistidos, são as marcas indeléveis da importância desta instituição, desde sua fundação em 10 de Dezembro de 1881.

Sala de Reuniões

A PGRJ foi fundada por um grupo de médicos, com o objetivo de prestar assistência médica à população socialmente desfavorecida e atuar no aperfeiçoamento do ensino da medicina. Foi a primeira a usar a concepção de serviços médicos integrados e criada para ser a Clínica Geral da cidade do Rio de Janeiro. Recebeu na inauguração o apoio do Imperador D. Pedro II, que compareceu e se auto proclamou protetor da Instituição.

Moura Brasil, fundador e diretor da Policlínica, durante 42 anos, de 1886 a 1928, quando faleceu.

Em sua trajetória, conta-se a atuação dos maiores mestres da medicina que nela desenvolveram seus trabalhos de pesquisa, dentre os quais: Oswaldo Cruz, Manoel de Abreu, Aloísio de Castro, Fernando Paulino, Francisco Rabelo, Ramos e Silva, Pedro Nava, Moncorvo Filho e Peregrino Junior.

Casa onde foi fundada, à 10 de dezembro de 1881, a Policlínica Geral do Rio de Janeiro, na Rua da Lapa, 93. Era a Residência do Dr.Moncorvo de Figueiredo.

Agrega-se ainda aos valores da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e sua influência na história da medicina no país o fato de ter sido a origem organizacional de várias sociedades de especialidades médicas e o local onde se especializaram inúmeros médicos e dentistas de diversas regiões do país. É e continuará a ser uma instituição de fins não lucrativos. Tem como objetivo, a prestação de assistência médica social, beneficência e caridade, bem como a pesquisa e ensino na área da Saúde.

Primeira sede da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, de 1882 à 1909.
(Antigo Edifício do Arquivo Público)

Sede construída pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro, na Av. Central (atual Av. Rio Branco), onde funcionou de 1909 à 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário