sábado, 23 de dezembro de 2017

O TELÉGRAFO NO BRASIL


Inventado pelo americano Samuel Morse, na década de 1830, o telégrafo chegou ao Brasil em 1857. A partir de então, o Imperador Dom Pedro II contribuiu para sua expansão não somente em território nacional como também na ligação com outros países.

A primeira linha telegráfica brasileira possuía 50 km de extensão e ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis a partir de 1857. Em 23 de dezembro de 1873, foi realizada a ligação entre o Rio de Janeiro e as cidades de Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA). Dom Pedro II estava presente na praia de Copacabana e assistiu à chegada do cabo e à finalização da sua ligação. Estabelecida a conexão, enviou cabogramas (mensagens telegráficas enviadas por cabo submarino) aos presidentes das três províncias.

A primeira ligação por telégrafo entre o Brasil e outro país se deu em 22 de junho de 1874, com Portugal, graças à iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, então Visconde de Mauá. Os esforços tiveram início dois anos antes, com o Decreto nº 5.058, de 16 de agosto de 1872, que “Autoriza o Barão de Mauá a estabelecer e explorar um cabo telegraphico submarino entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal e suas possessões”.

A linha ligou as estações de Recife e de Carcavelos (Portugal), via Cabo Verde e Ilha da Madeira. Na ocasião, o Imperador mandou passar cabogramas ao presidente da Brazilian Submarine Telegraph Company (depois Western Telegraph Co. Ltd.) e aos monarcas de Portugal, da Inglaterra e da Áustria.

Trecho do diário de d. Pedro II. 07 de julho de 1876. Acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial: Antes do almoço estive no magnífico edifício do Western Union Telegraph – Aí convergem 40 linhas. As proximidades parecem uma meada de fios que se cruzam no ar. Tem tubos pneumáticos para os telegramas do serviço das principais estações da cidade, e a 5 de agosto começa a trabalhar em grande parte da cidade o telégrafo por meio de fios dentro de tubos de ferro enterrados 3 pés. Mandei um telegrama para a minha filha.

LINK ORIGINAL: MUSEU IMPERIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário