domingo, 14 de janeiro de 2018

GUERRA CIVIL AMERICANA - A BATALHA NA BAHIA

Desde a época das Treze Colônias, os estados do sul dos Estados Unidos tinham uma economia mais diversa do que a economia dos estados do norte. Essas diferenças começaram a gerar uma desconfiança e problemas entre as lideranças sulistas e nortistas. Entre as principais diferenças, podemos destacar a economia industrial e o protecionismo nortista enquanto a sulista era focada no sistema de plantation que era um sistema de manufatura de exportação focada em mão de obra barata e latifúndios, o que fazia com que a economia sulista dependesse muito da mão de obra escrava. Outro ponto importante é que a marcha para o oeste americano estava ocorrendo e com isto os nortistas começaram a defender núcleos na região oeste para ajudar na economia do norte, que deveria abastecer tais núcleos, já o sul, defendia que a região deveria ser uma zona monocultora.

O ponto máximo das tensões seria nas eleições de 1860, onde Abraham Lincoln, candidato republicano, foi eleito presidente. Lincoln defendia um Estados Unidos industrial e com políticas protecionistas, que ia contra os interesses sulistas. Em 1861, quando Licoln é empossado presidente, a guerra estoura.

Em 1864, três anos após o incio da guerra, o navio de guerra confederado CSS Flórida estava se dirigindo ao Oceano Pacífico quando precisou reabastecer para continuar a viagem. Com isto, o navio confederado foi em direção ao porto da Bahia, no Brasil, já que era o local mais seguro para o re-abastecimento.

Ao chegar na Bahia, o comandante do navio confederado, Charles Manigault Morris, recebeu informações que o navio da União, USS Wachusett, que estava em direção ao Atlântico Norte, também se encontrava na Bahia, com isto, o clima de tensão começou a crescer na região. Com a crescente tensão entre os dois navios, o presidente da província da Bahia, Antônio Joaquim da Silva Gomes, avisou que o navio que disparasse o primeiro tiro, sofreria as consequências e que a Armada Imperial iria entrar em ação e as fortificações costeiras do Brasil entraram em alerta. Com tais palavras, os navios começaram a se aproximar cada vez mais esperando o primeiro tiro do inimigo.

Na madrugada do dia 7 de outubro de 1864, o Wachusett partiu em direção ao Flórida para iniciar um ataque. O navio confederado que contava com a maior parte da tripulação despreparada foi pego de surpresa. O CSS Flórida tentou atirar contra o navio da União, porém, com a escuridão, os tiros não foram tão eficiente. O Wachusett continuou a atirar enquanto manobrava para realizar um desembarque no navio inimigo, algo, que conseguiriam minutos depois.

Enquanto o combate ocorria, alguns marinheiros confederados fugiram do Flórida, com isto, marinheiros da União começaram a atirar contra eles, conseguindo ferir alguns, porém, os mesmos conseguiram chegar em terras brasileiras e alertaram as autoridades do Império. Com isto, as fortificações brasileiras começaram a disparar contra o Wachusett e dois navios brasileiros foram acionados para expulsar o navio da União do litoral brasileiro. O Wachusett conseguiu fugir sem grandes danos.

As perdas do lado dos confederados foram de cinco mortos, nove feridos e de doze oficiais e cinquenta e oito marinheiros capturados, enquanto o Flórida se tornou um troféu de guerra. Já do lado do Wachusett, apenas três homens ficaram feridos.

Após o incidente, o governo brasileiro iniciou uma pressão no governo americano para punir o comandante do Wachusett, tendo este quase perdido seu posto, porém, com a aprovação da população em relação ao ataque contra o Flórida, o comandante do Wachusett, Napoleon Collins, foi promovido em 1866. Além disto, o governo brasileiro exigiu a devolução do Flórida, porém, este acabou afundando em uma colisão com um outro navio, mas para muitos, este ato foi programado pela marinha americana para não devolver o navio para a marinha confederada.

Esse episodio da nossa história é bem detalhado no livro do Almirante Prado Maia - A marinha de guerra do Brasil na colônia e no império

FONTE - GENEALOGY BANK

Nenhum comentário:

Postar um comentário