quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"A CULPA É DOS PORTUGUESES !" JÁ OUVIU ESSA?

Cristiano Ronaldo, um português culpado

É muito comum brasileiros repetirem e repetirem que tudo de ruim que acontece no Brasil de hoje é culpa dos portugueses, não tenha dúvida alguma que a colonização de nossa Pátria não foi a das melhores, porém, o que veio depois e, curiosamente, graças a esse país colonizador, foi o melhor período da vida pública brasileira, o Império do Brasil, monarquia que só existiu graças a um Príncipe português. Tivemos problemas, mas também tivemos grandes vantagens.

João Pereira Coutinho fez uma coluna na "Folha", onde disse:

"Sim, sei: você gostaria de ter sido colonizado por holandeses, ingleses, quem sabe franceses.

Coisa chique. O que significa que você não se importaria se o Brasil tivesse virado uma África do Sul (tudo gente pacífica), uma Índia (ou um Paquistão), ou talvez uma Argélia (o lugar mais próximo do paraíso –quando há bombas).

Está no seu direito. Mas, como diz um amigo meu, você consegue mesmo imaginar a “Garota de Ipanema” cantada em holandês? A “musicalidade” dos brasileiros (no sentido amplo da palavra) precisou de semente mestiça para florescer."

É importante compreender que avaliar o país quando era um estado (sim, o Brasil-colônia era um estado de Portugal, assim como o Rio de Janeiro é do Brasil atual), assim sendo, nada foi "roubado", mas sim foi enviado para a capital, porém, o fato de ser um estado português, isso não esconde outro fato, o período de 1500 até 1808 foi de péssima administração. MAS, apesar dos pesares de 1500-1808, quando da vinda da Côrte para o Brasil e, posteriormente, a independência, deu ao Brasil um avanço absurdo, no auge do Império nós batíamos de igual com os EUA (isso foi dito por diplomatas americanos, como já postados na página).

DEUS SALVE O BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário