sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DOM OBÁ II, O PRÍNCIPE AFRICANO NA CÔRTE DE PEDRO II

De bom posto no Império e amizade com o Imperador, a perseguição do novo regime (republica)

Cândido da Fonseca Galvão, também conhecido como Dom Obá II D´África (Lençóis, 1845 — 1890) foi um fidalgo e militar brasileiro. Filho de africanos forros, e neto do obá (rei) Abiodun, governante do Império de Oyo, era também conhecido por Obá II D´África, ou simplesmente Dom Obá.

Alistou-se voluntariamente para lutar na Guerra do Paraguai e, devido à grande bravura que demonstrou, foi condecorado como oficial honorário do Exército brasileiro. Depois da Guerra, fixou-se no Rio de Janeiro, tornando-se uma figura muito conhecida da sociedade carioca. Foi amigo pessoal do Imperador D. Pedro II. Entre os negros e mulatos do Rio de Janeiro, era reverenciado especialmente por sua representatividade, como neto do obá Abiodun.

Dom Obá tinha o hábito anualmente realizar uma visita oficial ao Paço, onde era recebido como herdeiro de seu avô. Foi defensor da monarquia brasileira, atuou na campanha abolicionista e no combate ao racismo.

Com a queda do Império, no Golpe de Estado que instaurou uma república ditatorial em 1889, foi perseguido pelos republicanos, que cassaram seu posto de alferes (tenente). Morreu logo depois, em julho de 1890.

FONTES:

  • Silva, Eduardo. "O Dom Obá II D'África Príncipe do Povo - Vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor" Companhia das Letras, 1997;
  • Souza, Marina de Mello. "Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de rei congo." Ed. UFMG, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário