terça-feira, 7 de novembro de 2017

A NOBREZA BRASILEIRA

Image may contain: 1 person, close-up

A Nobreza brasileira compreendia a Família Imperial, os detentores dos títulos nobiliárquicos agraciados durante o Império do Brasil e os detentores de títulos nobiliárquicos portugueses que residiam no Brasil quando da independência e que tiveram a intenção de continuar a residir em território brasileiro após a independência.

Quase todos os agraciados com títulos nobiliárquicos da nobreza do Império do Brasil têm origem portuguesa. Tendo a nobreza brasileira, geralmente, ascendência na fidalguia e na baixa e média nobreza portuguesa.

A nobreza do Império do Brasil, no entanto, não tinha nenhum privilégio jurídico específico ou estatuto próprio, diferentemente da nobreza portuguesa e da nobreza de outros países da Europa, que goza ou gozava juridicamente de privilégios, imunidades e isenções, tendo inclusive um estatuto próprio para os nobres.

Especificamente, na nobreza do Império do Brasil não havia nobres não titulados, diferentemente de alguns países europeus, que têm famílias nobres não tituladas. Portanto, a diferença, no Império do Brasil, entre uma pessoa que tinha um título nobiliárquico, ou descendia de alguém que tivesse um título nobiliárquico, e de outra que não tinha, e não descendia de alguém que tivesse algum título nobiliárquico, era somente o status e distinção de nobreza.

Havia também alguns nobres estrangeiros, bem como alguns nobres portugueses, que já viviam no Brasil quando da independência, ou se mudaram e passaram a viver no Império do Brasil.

Na foto: Este é o bisneto do Barão do Rio Branco, Roberto Paranhos do Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário