terça-feira, 7 de novembro de 2017

Image may contain: one or more people and text

No Brasil, a primeira Corporação de Bombeiros foi criada por Pedro II em 1856. No início ela não possuía caráter militar, fato classificado como problema pelo seu primeiro comandante, o Major Moraes Antas. Em 1860, os civis já estavam fora do grupo, por solicitação do Diretor Geral Moraes Antas, que define a Disciplina Militar como caráter crucial para o combate a incêndio. Porém, somente em 1880 seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada.

Devido as afinidades culturais e linguísticas com a França, a Corporação passou a adotar como modelo os Sapeurs-Pompiers de Paris; os quais eram classificados como Arma de Engenharia Militar, e organizados para servirem como pontoneiros ou sapadores quando necessário.

Em 17 de dezembro de 1881 é criado o primeiro Estado Maior em um Corpo de Bombeiros, sendo esse o Estado Maior do Corpo de Bombeiros da Corte.

Os Corpos de Bombeiros Militares têm por Patrono o Imperador Dom Pedro II. A figura do Imperador representa uma grande nobreza de espírito e coração; tendo recebido excelente educação e disciplina, ficou conhecido como um Monarca humano, sábio, justo, honesto, pacifista e tolerante.

Dois de julho ainda é a data em que se passou a comemorar o Dia Nacional do Bombeiro e a Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário