terça-feira, 7 de novembro de 2017

Image may contain: outdoor

Era o ano de 1867, e Belém tinha o privilégio de receber, finalmente, uma visita imperial. D. Pedro II vinha a cidade para declarar oficialmente aberto o Rio Amazonas as nações amigas.

Até então, a região dependia das relações com a capital do império, em seu comércio internacional. Existem fatores como o crescimento da economia no norte do Brasil, mas outros fatores foram decisivos para o ato imperial.

A Cabanagem tinha ficado no passado, mas era preciso ocupar o espaço físico do país. A abertura permitiria mais impostos, um olhar mais próximo do Rio de Janeiro sobre as Províncias do Norte e atenderia, sobretudo, o aumento da pressão do capital , ansioso por buscar novos mercados.

Tanto o capitalista nacional, como o Barão de Mauá, como os ingleses e americanos, trabalhavam nos bastidores, de olho no potencial da região.

Para receber a comitiva, um grande pórtico foi construído (e demolido depois). Foi graças a um fotografo italiano que veio na comitiva, é que temos a fotografia e outra milhares que Felipe Augusto Fidanza (que não voltou com o imperador), ajudaria a registrar.

A partir deste ponto, companhias inglesas organizaram a linha regular entre Belém e Liverpool. O ciclo da borracha começava a ser desenhado.

FOTO: O monumento em frente a cidade para receber D. Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário