terça-feira, 7 de novembro de 2017

Manifesto com que, ainda em território nacional, se despediu dos brasileiros o Conde d'Eu

Image may contain: 1 person, riding a horse, horse, sky and outdoor

"Aos Brasileiros – A todos os amigos que nesta terra me favoreceram com a sua sincera e para mim tão prezada afeição, aos companheiros que, há longos anos já, partilharam comigo as amarguras em prol da honra e segurança da Pátria Brasileira, a todos os que na vida militar ou na civil até há pouco se dignaram comigo colaborar, a todos aqueles a quem, em quase todas as províncias do Brasil, devo finezas sem número e generosa hospitalidade, e a todos os Brasileiros em geral um saudosíssimo adeus e a mais cordial gratidão.

Não guardo rancor a ninguém e não me acusa a consciência de ter cientemente a alguém feito mal. Sempre procurei servir lealmente o Brasil na medida de minhas forças. Desculpo as acusações menos justas e juízos infundados de que por vezes fui alvo. A todos ofereço a minha boa vontade em qualquer ponto a que o destino me leve.

Com a mais profunda saudade e intenso pesar afasto-me deste país, no qual vivi, no lar doméstico ou nos trabalhos públicos, tantos dias felizes e momentos de imorredoura lembrança.

Nestes sentimentos acompanham-me minha mui amada esposa e nossos ternos filhinhos, que debulhados em lágrimas conosco empreendem hoje a viagem do exílio. Praza a Deus que, mesmo de longe, ainda me seja dado ser em alguma coisa útil aos Brasileiros e ao Brasil".

Bordo da canhoneira "Parnahyba", no ancoradouro da Ilha Grande,

17 de novembro de 1889.
Gastão d'Orleans."

Nenhum comentário:

Postar um comentário