terça-feira, 7 de novembro de 2017

Image may contain: text

Hoje, apresentamos rapidamente para vocês, um trecho do livro "American Emperor", de Rose Brown. Ainda sem tradução para o português, trata-se de uma pequena biografia sobre o período imperial brasileiro, com ênfase na vida de D. Pedro II. O cenário é a terceira viagem internacional do Magnânimo que, devido ao seu estado de saúde debilitado, por conta de um caso de malária, foi para a Europa, em busca de tratamento.

Enquanto isso, no Brasil, a princesa Isabel, em sua terceira regência, acabava de assinar a Lei Áurea, pondo fim a todo tipo de escravidão no país. Curado da malária, D. Pedro sofreria, logo em seguida, com uma pneumonia, que quase lhe tirou a vida. O trecho a seguir conta como o Imperador, praticamente a caminho da morte, recebeu a notícia do fim da escravidão:

"Neste mesmo dia, uma mensagem de telégrafo chegou de Milão, informando que Dom Pedro estava um pouco melhor, mas logo após teve uma recaída. Os médicos perderam a esperança. O Bispo de Milão promoveu os ritos finais. Não havia mais nada a fazer, exceto esperar pelo fim. O paciente ainda não estava a par de nada do que havia acontecido no Brasil, pois considerou-se que tais notícias poderiam agitá-lo perigosamente.

Porém, como nada mais importava a essa altura, Thereza Cristina sentiu que não havia necessidade de que ele morresse sem saber que as suas mais profundas esperanças tinham se concretizado. Ela foi até o seu quarto com as mensagens -- recebidas há uma semana -- e, gentilmente, lhe contou dos maravilhosos acontecimentos.

"Quer dizer que é verdade que o Brasil não possui mais escravos?", ele perguntou, vagamente.

Sua esposa acenou com a cabeça.

"Envie mensagens para mim, por favor. Uma para Isabel: 'Eu te abraço, Libertadora. Assinado: Pedro, seu pai.' E outra, com minhas bênçãos e congratulações a todos. Que nação! Que povo!"

Daquele momento em diante, o Imperador começou a se recuperar. Ele precisava viver para retornar para casa e ver, com os seus próprios olhos, o seu país livre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário