terça-feira, 7 de novembro de 2017

Image may contain: 3 people

O historiógrafo João Ribeiro fez a seguinte apreciação sobre D. Pedro II:

“Simples e modesto, mas sem perda da distinção pessoal. Generoso e desinteressado. Sábio, mas sem afetação. Exemplo de todas as virtudes domésticas. Melhor que a popularidade, granjeou a simpatia respeitosa da multidão. A opinião unânime a respeito do Soberano o fez protótipo das virtudes sociais”.

Ele não via no povo apenas a massa amorfa, em que as parcelas se confundem e se anulam na soma total. Ia além, buscava enxergar no todo o detalhe das fisionomias e a vida dos indivíduos. Sabia a história do País e a história de muitos de seus súditos.

Durante uma audiência pública, um ex-oficial de voluntários entregava um memorial ao Imperador. O Conde d’Eu, que estava presente, aproximou-se e perguntou ao oficial:

— O senhor não é o tenente tal, que serviu em tal batalhão?

O oficial confirmou, trocaram algumas palavras, e a audiência prosseguiu. Depois que este se retirou, o Conde d’Eu comentou com D. Pedro:

— Tenho o orgulho de conhecer todos os oficiais que serviram sob minhas ordens.

— Isto é uma grande coisa. E eu tenho procurado conhecer todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário