terça-feira, 7 de novembro de 2017

Image may contain: one or more people

Em 1840, Dom Pedro II adquire um aparelho daguerreótipo, e introduz essa técnica de reprodução no país. Grande entusiasta e incentivador de novas técnicas fotográficas, produz diversos daguerreótipos e fotografias.

Desse prazer resulta a formação de um relevante acervo, que reúne imagens de vários pioneiros da fotografia, como Marc Ferrez, Insley Pacheco e Revert Henrique Klumb.

S.M. envolve-se na condução e realização dos projetos da Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), parte de um projeto político de fortalecimento da monarquia e de unificação nacional.

Durante o Segundo Reinado (1841-1889), S.M. implementa uma política clara e efetiva em relação à Aiba. Como patrono e maior financiador, fornece auxílio público e privado, distribui bolsas, prêmios, medalhas e insígnias da Ordem da Rosa aos artistas mais destacados.

Controla diretamente parte das verbas da dotação da Casa Imperial destinadas a pensões e premia seus artistas prediletos com esses recursos, conhecidos como "o bolsinho do Imperador"

Nenhum comentário:

Postar um comentário