terça-feira, 7 de novembro de 2017

A ORDEM DA JARRETEIRA

Image may contain: 2 people, people smiling, people standing
S.M. a Rainha Elizabeth II do Reino Unido com o Traje da Ordem da Jarreteira

Ordem da Jarreteira, é uma ordem de cavalaria britânica, a mais antiga da Inglaterra e do sistema de honras britânico. Só assim se explica que esta ordem militar, criada por Eduardo III de Inglaterra com o espírito medieval de então e baseada nos nobres ideais da demanda ao santo Graal e da corte do rei Artur, seja vista como a mais importante comenda do sistema honorífico do Reino Unido, desde essa altura até aos dias de hoje.

Fundada em 1348, com a dedicação da imagem e das armas a São Jorge, patrono da Inglaterra (embora existam registros de nomeações à ordem em 1344), supõe-se que tenha sido criada para destacar os esforços do reino e aliados, nos quais se destacam nobres e reis portugueses, para conquistar a Terra Santa e um "Império Cristão" nas subsequentes cruzadas, numa época de ouro para os cavaleiros, a nobreza das guerras.

Os membros da ordem são limitados ao Soberano, ao Príncipe de Gales e não mais que vinte e quatro membros ou companheiros. Os pedidos também incluem cavaleiros e damas extranumerários (por exemplo, membros da família real e monarcas estrangeiros).

O primeiro, e até hoje único, membro da ordem proveniente da América do Sul foi o imperador D. Pedro II do Brasil, criado Cavaleiro Estrangeiro em 1871. Os trajes e a condecoração da Ordem da Jarreteira a ele pertencentes estão em exposição no Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário