O casal tinha vários cães, os mais famosos eram a cadelinha Brilhantina e o Riachuelo. Brilhantina foi a protagonista de uma cena cômica na Família Imperial, como é observada na leitura das cartas da Princesa Isabel. Certa vez, em 1865, as irmãs Dona Isabel e Dona Leopoldina tiveram uma discussão quando a cadelinha aliviou-se em cima da Princesa Dona Leopoldina, esta irritada com a situação foi queixar-se com irmã sobre a educação de Brilhantina
O Conde d’Eu, mesmo recém-chegado ao Brasil, apaixonou-se por seus cães e durante a Guerra do Paraguai as cartas enviadas por Dona Isabel vinham acompanhadas de desenhos ou fotos da cadelinha Brilhantina, fazendo posteriormente com todos os seus cães.
Enquanto o Conde d’Eu era mais próximo de Brilhantina, a Princesa Imperial era mais apegada ao Riachuelo, que sempre andava no seu colo. Certa vez o cãozinho adoeceu e para animá-lo Dona Isabel chamou companhia, os outros cães do palácio e da vizinhança, Paissandu, batizado também com nome de famosa batalha da Guerra do Paraguai e Farkas.
Dona Isabel enviava frequentemente as suas amigas fotos de seus cachorros e era frequentemente fotografada com eles, especialmente com seu “xodó” o cãozinho Riachuelo.
Imagem: A Princesa Isabel com seu cão da raça English Springer Spaniel, Joaquim Insley Pacheco, 1870.
Nenhum comentário:
Postar um comentário