terça-feira, 8 de agosto de 2017

A COROAÇÃO DO PRIMEIRO IMPERADOR

Image may contain: one or more people and indoor

Em 1º de dezembro de 1822, o Imperador Dom Pedro I (1798-1834) foi sagrado e coroado na Capela Imperial de Nossa Senhora do Monte do Carmo, no Rio de Janeiro.

Às nove e meia da manhã, um cortejo imperial saiu do Paço Imperial de São Cristóvão precedido por uma infinidade de alas de soldados e militares, músicos, nobres e fidalgos, procuradores das províncias, autoridades eclesiásticas, etc.

Dom Pedro I apareceu fardado com botas altas e com todas as suas comendas mais importantes, e no altar da Capela Imperial, após jurar o Evangelho e ser ungido pelo bispo no braço direito, peito e espáduas, vestiu o Manto Imperial de veludo verde bordado em ouro, a Murça Imperial feita com penas de papo de tucano, um lembrete da identidade de nosso Império, e se sentou no trono para a missa.

Pouco antes do final da missa, desceu do trono e recebeu a Espada Imperial, a embainhou e recebeu a Coroa Imperial retornando ao Trono para a entoação do Te Deum. A cerimônia foi finalizada pelas salvas de tiros e as festas populares que tomaram a cidade do Rio de janeiro em celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário