terça-feira, 8 de agosto de 2017

O CETRO IMPERIAL

No automatic alt text available.

O Cetro Imperial, o bastão símbolo do poder e autoridade do monarca, é juntamente com a Coroa Imperial e as demais Joias da Coroa, um dos trabalhos de joalheria mais importantes da América Latina. Era utilizado somente em cerimônias solenes como a Coroação e a Abertura e Fechamento da Assembleia Geral, acompanhado de toda indumentária Imperial, com o manto e outras Joias da Coroa.

O Cetro Imperial foi confeccionado pelo ourives fluminense Manuel Inácio de Loiola, o mesmo que confeccionou a primeira Coroa Imperial para a cerimônia de Coroação de Dom Pedro I em 1822. Era entregue por último durante a cerimônia, após a entrega da Mão da Justiça. A peça foi confeccionada inteiramente em ouro e cravejada com brilhantes, medindo dois metros e meio e terminando com uma Serpe, um dragão alado de duas patas, o símbolo da Casa de Bragança após a ascensão ao Trono de Portugal em 1640

A joia foi mantida com as outras peças das Joias da Coroa nos cofres do Tesouro Nacional entre 1889 e a inauguração do Museu imperial em Petrópolis, onde se encontra até hoje.

Imagem: detalhe da Serpe de Bragança no Cetro imperial.

Um comentário:

  1. Serpe ;uma cobra alada;a cobra representa a sabedoria(vejam na cabeça dos Faraós,apenas os Faraós a punham junto com um falcão,símbolo de Osíres,representando a sabedoria alada,a sabedoria solar; a verdadeira sabedoria;os Bragança uniram a cobra com as asas em um ser bípede;muito conhecimento de mitologia,simbologia e heráldica.

    ResponderExcluir