sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CIRCUITO DE ITAPECERICA: A PRIMEIRA PROVA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL

O Fait de Penteado: média de 50Km/h

São Paulo era uma festa só em 26 de julho de 1908. Naquele domingo, foi disputada a primeira prova automobilística em território nacional, no chamado Circuito de Itapecerica. Mais de 10 mil pagantes testemunharam o evento, pagando 2 mil-réis cada. Os moradores de Embu, Itapecerica da Serra e Santo Amaro, entretanto, não precisaram desembolsar um tostão sequer, pois o traçado da corrida passava por essas localidades.

Promotor do espetáculo, o Automóvel Club de São Paulo, fundado 15 dias antes, permitiu a participação de 14 carros e duas motocicletas. O Dietrich Lorraine do piloto Jorge Haentjens era o único da categoria E,  mais de 45 hp,  e por isso foi considerado hors concours. Largou em primeiro, sendo seguido, com intervalos de 5 a 8 minutos, pelos competidores das categorias D (até 40 hp), C (20 a 30), B (8 a 9) e A, reservada às motocicletas.

O calçamento foi especialmente reforçado para a prova, cuja largada foi dada às 12h55. Em Santo Amaro, o piloto Gastão Almeida abriu uma vantagem de 5 minutos em relação aos demais concorrentes da categoria D, mas o reservatório de óleo de sua Dietrich-Lorraine caiu a 6 quilômetros da chegada. Gastão teve de tirar o pé do acelerador e foi ultrapassado pelo Fiat de Sílvio Alvares Penteado, vencedor da prova. Sílvio percorreu os 75 quilômetros do circuito em 1h30m5s, estabelecendo uma média de "incríveis" 50 km/h.


Cartaz de comemoração de 100 anos da primeira corrida de automóvel da América do Sul, 
realizada no circuito de Itapecerica

LINK ORIGINAL: NETLELAND

3 comentários:

  1. Nossa! Super orgulhoso em saber que Itapecerica teve essa história, ficou marcada.Primeira corrida automobilística do Brasil, passou em Itapecerica que massa!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Super orgulhoso em saber que Itapecerica teve essa história, ficou marcada.Primeira corrida automobilística do Brasil, passou em Itapecerica que massa!

    ResponderExcluir
  3. Dois erros histórico:
    1. O nome da cidade era s´[o Itapecerica, só passo a ser Itapecerica da Serra em novembro de 1944.
    2. Não foi a primeira corrida da América do Sul, foi sim do Brasil.
    A primeira corrida "oficial" da América do Sul, foi realizada em Buenos Aires, organizada pelo “Automóvil Club Argentino” em 9 de dezembro de 1906 - Ver: ww.laautenticadefensa.net/126280

    ResponderExcluir