quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DOM PEDRO II, O BOM HÓSPEDE

Image may contain: one or more people and people standing

O Imperador Dom Pedro II realizou durante seu reinado de pouco mais de 58 anos uma série de viagens pelo interior e cantões do Império do Brasil, tendo estado, em 1845, nas Províncias de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em 1847, no interior Fluminense, entre 1859 e 1860, no Nordeste, visitando as Províncias de Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, no ano seguinte em Poços de Caldas e 1865 em Juiz de Fora, fora a Guerra do Paraguai onde esteve no front.

Em uma destas viagens, conta-se que o Imperador esteve em uma área onde não havia estalagens, no interior do país, um lugar um tanto quanto remoto, por isso hospedou-se na casa um homem bom da região, muito conhecido e estimado, porém cujos negócios iam mal, devendo ele uma grande quantia, porém impossibilitado de pagar.

Dom Pedro II foi informado por uma pessoa desconhecida do proprietário da casa sobre a situação em que se encontrava o bom senhor, possivelmente por um habitante da região ou por alguém de seu próprio séquito. Quando o Imperador partiu, em um gesto de gratidão ao amigável senhor que o hospedou, deixou numa gaveta da cômoda do quarto que ocupara o recibo devidamente quitado e assinado pelo credor.

Ao se despedir, avisou:
- O senhor se esqueceu de trancar um papel importante que eu vi na gaveta da mesa do meu quarto. Cuidado para não perdê-lo.

Baseado em texto do livro "Revivendo Brasil-Império"

Imagem: Foto de Dom Pedro II do Brasil, Revert Henrique Klumb, 1861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário