quinta-feira, 31 de agosto de 2017

RESPEITO IMPERIAL

Image may contain: 1 person

Durante sua primeira viagem à Europa, no final de 1871, o Imperador Dom Pedro II se encontrava em Rouen, meses após a comuna que havia reduzido Paris a ruínas e durante a ocupação alemã da cidade.

O general comandante da praça foi apresentar seus respeitos ao Imperador do Brasil e anunciar-lhe que uma guarda de honra seria colocada à porta do hotel, sendo-lhe oferecida uma serenata militar pela banda militar alemã. O Imperador recusou a guarda de honra e a serenata, exprimindo ao comandante da praça viva gratidão pela homenagem que os soldados prussianos que ocupavam a cidade lhe queriam prestar:

– Se eu estivesse na Alemanha, não me oporia, absolutamente. Estou, porém, na França, e não posso aceitar que a música dos vencedores venha me saudar no solo dos vencidos.

O general prussiano acatou o pedido do Imperador do Brasil e prestou reverência inclinando-se a Dom Pedro II. Por este e outros simpáticos gestos com o então humilhado e derrotado povo francês, o Imperador conquistou os corações e as simpatias dele, assim como o mais alto respeito da recém-criada República Francesa.

- Baseado em trecho do livro "Revivendo o Brasil-Império", de Leopoldo Bibiano Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário