terça-feira, 8 de agosto de 2017

OS CACHORRINHOS DA PRINCESA

Image may contain: one or more people

Um fato hoje completamente esquecido é o da paixão que a Princesa Imperial do Brasil, Dona Isabel, tinha pelos animais, em especial os seus cães. Junto com seu marido, o Conde d’Eu, Príncipe Gastão de Orléans, cuidava dos seus animais de estimação como membros da família, quase como filhos, uma vez que durante os onze primeiros anos de casamento não foram gerados herdeiros, tendo a Princesa dificuldade de engravidar.

O casal tinha vários cães, os mais famosos eram a cadelinha Brilhantina e o Riachuelo. Brilhantina foi a protagonista de uma cena cômica na Família Imperial, como é observada na leitura das cartas da Princesa Isabel. Certa vez, em 1865, as irmãs Dona Isabel e Dona Leopoldina tiveram uma discussão quando a cadelinha aliviou-se em cima da Princesa Dona Leopoldina, esta irritada com a situação foi queixar-se com irmã sobre a educação de Brilhantina

O Conde d’Eu, mesmo recém-chegado ao Brasil, apaixonou-se por seus cães e durante a Guerra do Paraguai as cartas enviadas por Dona Isabel vinham acompanhadas de desenhos ou fotos da cadelinha Brilhantina, fazendo posteriormente com todos os seus cães.

Enquanto o Conde d’Eu era mais próximo de Brilhantina, a Princesa Imperial era mais apegada ao Riachuelo, que sempre andava no seu colo. Certa vez o cãozinho adoeceu e para animá-lo Dona Isabel chamou companhia, os outros cães do palácio e da vizinhança, Paissandu, batizado também com nome de famosa batalha da Guerra do Paraguai e Farkas.

Dona Isabel enviava frequentemente as suas amigas fotos de seus cachorros e era frequentemente fotografada com eles, especialmente com seu “xodó” o cãozinho Riachuelo.

Imagem: A Princesa Isabel com seu cão da raça English Springer Spaniel, Joaquim Insley Pacheco, 1870.

Nenhum comentário:

Postar um comentário