quinta-feira, 31 de agosto de 2017

HINO DA INDEPENDÊNCIA

Image may contain: 7 people, indoor

Como conta a tradição popular, confirmada pelos historiadores, a melodia do Hino da Independência que conhecemos hoje foi composta pelo próprio Príncipe Regente Dom Pedro momentos após ter declarado a Independência, quando retornou à São Paulo, instalado no Palácio dos Governadores, ao lado do Pátio do Colégio.

A letra do famoso hino é de Evaristo Ferreira da Veiga e Barros, um poeta, jornalista e político dos Períodos Joanino e Imperial, sendo escrita em 16 de Agosto de 1822, antes do Grito do Ipiranga, tendo o título inicial de “Hino Constitucional Brasiliense”. Contava com uma melodia alternativa àquela de Dom Pedro I, composta por Marcos António da Fonseca Portugal, um dos mais famosos compositores Portugueses, conhecido e apresentado em toda Europa e que veio ao Brasil em 1811, a pedido do Príncipe Regente Dom João, ficando até sua morte em 1830.

A marcha de Dom Pedro I prevaleceu e o Hino da Independência se manteve em vigor como Hino Nacional até sua abdicação em 1831, quando foi lentamente esquecido e trocado pelo nosso atual. Voltou a ser difundido com o Centenário da Independência, porém somente durante a ditadura Vargas, o Ministério da Educação e da Saúde, sob a guia de Gustavo Capanema, a versão do nosso Imperador foi resgatada. Tendo sido escolhida por uma comissão, da qual fazia parte Heitor Villa-Lobos, que tinha como objetivo estabelecer definitivamente os hinos brasileiros de acordo com seus originais.

Imagem: Dom Pedro compondo o Hino da Independência em 1822, Augusto Bracet, 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário