terça-feira, 8 de agosto de 2017

[DOM PEDRO, O IMPERADOR MÚSICO] O IMPERADOR E ROSSINI

Image may contain: 1 person

Dom Pedro I, então apenas Duque de Bragança, após ter abdicado aos tronos de Portugal, em 1826, e do Brasil em 1831 buscava pela Europa apoio militar e financeiro com o intuito de depor seu irmão Dom Miguel I do Trono de Portugal. Tendo desembarcado em Cherbourg em 10 de Julho de 1831, o Imperador se instalou em Paris, vivendo momentaneamente uma vida tranquila e confortável, sendo convidado para banquetes do seu primo o Rei Luís Felipe I ou para seu camarote real na Ópera, indo à exposições de arte, recebendo visitas de sua sogra e de outros admiradores.

Neste curto momento de estada em Paris, Dom Pedro também vivenciou seu triunfo como compositor, fruto de uma forte amizade com o compositor italiano Gioacchino Rossini, imortalizado pela sua ópera “Il barbiere di Siviglia”. Em 29 de Outubro, no Théâtre des Italiens convidado pelo compositor, o Imperador regeu uma abertura à grande orquestra em mi bemol de sua autoria, antes da apresentação da ópera do próprio Rossini, tendo sido muito aplaudido e reverenciado, tanto que a abertura foi reapresentada no dia subsequente.

Rossini se lembrou do episódio década depois, em 1866, em carta ao Imperador Dom Pedro II, informando que não havia nomeado o autor, seu pai, por discrição, pensando todos que a obra fosse de sua autoria, fato descoberto logo após a apresentação.

Em outra ocasião ainda durante a estada do Imperador em Paris, Rossini propôs a Dom Pedro a apresentação de uma cavatina de sua autoria no Théâtre des Italiens. Rossini tomou a liberdade de incluir na composição imperial uma linha de trombones. A apresentação ocorreu pela regência de Rossini, com Dom Pedro e convidados em um dos camarotes do Teatro. Rossini em entrevista anos depois lembrou que Dom Pedro parecia muito contente em seu camarote, tendo sido ovacionado e calorosamente agradecido o seu amigo compositor.

Provavelmente por influência de Rossini, Dom Pedro, já como Regente do Reino de Portugal em nome de sua filha a Rainha Dona Maria II, é dito que estava escrevendo uma ópera, infelizmente inacabada com seu falecimento prematuro devido a uma tuberculose em 24 de Setembro de 1834, no Palácio de Queluz.

São atualmente, em cálculo não exaustivo, catalogadas 17 obras do Imperador Dom Pedro I que chegaram aos nossos dias. Entre elas seis obras sacras, das quais uma missa e três Te Deum, quatro hinos, três marchas, três obras para orquestra e uma valsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário