quinta-feira, 31 de agosto de 2017

AS FITAS DA IMPERATRIZ

Image may contain: 1 person

Após o Grito do Ipiranga, o futuro Imperador Dom Pedro I retornava à capital do então Reino Independente do Brasil, onde era saudado e calorosamente aclamado. Durante uma recepção no Paço em celebração da recém-declarada Independência, recebendo os grandes nomes de seu futuro Império, reclamava para que lhe trouxessem fitas verdes, pois queria que todos os presentes usassem o laço com as cores representativas do Brasil livre. Atento aos detalhes Dom Pedro notou que alguns convidados ainda estavam sem o laço, portanto virou à futura Imperatriz, a Arquiduquesa Dona Leopoldina e perguntou:

- “Não haverá mais fitas verdes no palácio?”

Dona Leopoldina respondeu que não havia, porém sorridente seguiu aos seus aposentos, para mais uma busca. A Princesa Real revirou os aposentos, abrindo todas as gavetas que encontrou à procura de fitas verdes. Sem sucesso, dispunha-se a voltar ao salão com as mãos vazias quando de relance viu seu leito, cujas fronhas, ostentavam, a correr pelos ilhoses do bordado, fitas da cor do Reino Independente do Brasil. Sem pensar duas vezes a futura Imperatriz arrancou todas as fitas de suas fronhas e retornou ao salão, ruborizada e feliz, para distribuir os distintivos. Embalada pelo entusiasmo, inocentemente exclamou:

- “Não havia mais fitas verdes, mas arranquei as dos travesseiros de minha cama!”

O silêncio absoluto tomou conta do salão de festas, a futura Imperatriz corou, uma vez que ninguém se sentia digno da honra de tais distintivos, que mesmo provisórios ornamentavam a cama da Arquiduquesa. Quebrando o silêncio, o primeiro a dar um passo foi Antônio de Menezes Vasconcellos Drummond, que em seguida se inclinou perante a mão estendida de Dona Leopoldina que continha os laços, beijando-lhe os dedos, exclamando um sincero “Obrigado, Majestade”. Vasconcellos Drummond neste ato foi o primeiro a chamar Dona Leopoldina pelo título de Soberana do Brasil.

Baseado em texto do livro "Revivendo o Brasil-Império"

Imagem: “Leopoldina, Arquiduquesa d'Áustria”, Jean-François Badoureau (gravura) e Jules Antoine Vautier (desenho), séc. XIX, atualmente no Palácio do Itamaraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário